Cemig faz campanha para evitar quedas no fornecimento de energia por causa de queimadas

Ao todo, foram cerca de 250 ocorrências de interrupção de energia.

Os prejuízos causados pelas queimadas são incalculáveis.

Os prejuízos causados pelas queimadas são incalculáveis. Ao destruir a vegetação, o fogo polui o meio, empobrece o solo e causa inúmeros transtornos. Um deles é a interrupção no fornecimento de energia elétrica. Levantamento realizado pela Cemig apontou que, apenas no ano passado, mais de 100 mil clientes tiveram o fornecimento de energia afetado por incêndios. Ao todo, foram cerca de 250 ocorrências de interrupção de energia.

De janeiro a maio deste ano, foram registradas 44 interrupções causadas pelo fogo na área de concessão da empresa, deixando 5,3 mil clientes sem energia elétrica, após incêndios atingirem a rede elétrica. E a expectativa é de que este número aumente nos próximos meses,  à medida que se reduz o volume de chuvas e diminui a umidade do ar.

Para evitar e minimizar possíveis danos provocados pelo fogo, a Cemig lançou, este mês, a campanha de prevenção de queimadas próximas às linhas de transmissão “Queimadas: você pode evitar”. A Companhia também realiza ações preventivas, investindo na limpeza de faixas de servidão, com poda de árvores e arbustos e remoção da vegetação ao redor dos postes e torres. A companhia também realiza inspeções em suas linhas de transmissão.

As queimadas podem provocar danos aos postes e cabos condutores, sendo necessário substituir equipamentos, o que provoca a demora na religação dos circuitos atingidos. Além dos danos ao setor elétrico, as queimadas prejudicam a segurança dos motoristas, que têm a visibilidade das pistas comprometida e, no ambiente rural, reduzem a produtividade nas áreas de cultivo. Entre os problemas ambientais, vale destacar o impacto na fauna, já que queimadas florestais destroem o habitat natural e provocam a morte de animais.

De acordo com o engenheiro eletricista Demétrio Aguiar, da Cemig, a maioria dos incêndios continua sendo decorrente de práticas humanas imprudentes. A orientação é para que as pessoas evitem fazer queimadas e sempre que fizer uma fogueira em um acampamento, por exemplo, utilize água para apagar o fogo e evitar que as brasas sejam levadas pelo vento. E lembre-se fazer queimadas sem autorização é crime.

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais