Cédulas manchadas chegam a Patos de Minas e deixam consumidores incomodados

As notas, principalmente de R$ 50,00, chegaram ao mercado patense e estão deixando muita gente preocupada.

O que fazer quando receber uma cédula de real com manchas de tinta ao fazer um saque em um caixa eletrônico? Esta é a pergunta que muitos consumidores estão fazendo. As notas, principalmente de R$ 50,00, chegaram ao mercado patense e estão deixando muita gente preocupada. Mas não é motivo para tanto. Depois de muita polêmica, o Banco Central voltou atrás e decidiu facilitar a troca das cédulas manchadas na rede bancária.

A tinta rosa fica em um frasco de vidro no interior dos caixas eletrônicos. A medida é para coibir a onda de assaltos a estes equipamentos. Assim que ocorre a explosão, o frasco se quebra e deixa todas as notas marcadas. A princípio o dinheiro perderia a validade, mas depois de muitas críticas e questionamentos, o Banco Central voltou atrás e abriu exceções.

A nova regra, divulgada no dia 09 deste mês, determina que, em caso de saque (em caixa eletrônico ou em agência) de notas marcadas por esses mecanismos, a instituição financeira deverá trocar imediatamente o dinheiro apresentado pelo cliente. A substituição deverá ocorrer independentemente de apresentação de extrato bancário ou de boletim de ocorrência (BO).

O processo é bem mais simples e sem risco de prejuízo para os correntistas dos bancos. Nos casos em que o saque for feito por aposentado ou beneficiário do programa Bolsa Família, os bancos também terão que ressarcir o cidadão que recebeu nota manchada. Quem não fizer a substituição no momento do saque, a sugestão é para que se faça um Boletim de Ocorrência e leve a cédula ao banco para fazer a substituição.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Homem flagra a casa do pai sendo furtada, persegue suspeito e o imobiliza até a chegada da polícia

Veja mais

Jovem de 22 anos é preso após sequência de roubos e furtos no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Carro derrapa na pista molhada e bate em barranco na MG410, em Presidente Olegário

Veja mais

Carro de família que viajava pela MG 230 é atingido violentamente por árvore e motorista fica ferido

Veja mais

Chuvas ajudam a amenizar o calor, mas causam estragos em Patos de Minas e na região

Veja mais

Família perde tudo em incêndio em residência no distrito de Santiago e pede ajuda para recomeçar

Veja mais