Catapora aumenta com o início da primavera e exige cuidados para evitar contágio

O tempo frio e seco desta época do ano exige cuidados para evitar a Varicela, também conhecida como catapora.

O tempo frio e seco desta época do ano exige cuidados para evitar a Varicela, também conhecida como catapora. A tendência das pessoas de ficarem mais aglomeradas em ambientes fechados, com pouca ventilação, facilita a propagação da doença. A boa notícia é que existem cuidados que evitam a propagação da catapora.

Historicamente, a varicela é considerada uma doença benigna, no entanto a mesma pode ter uma evolução grave, principalmente em menores de um ano de idade, adultos e pessoas com imunodeficiência. “Nesses grupos, as complicações como pneumonia e encefalite são mais frequentes, o que acaba conduzindo ao aumento das taxas de hospitalizações e de mortalidade”, comenta a coordenadora estadual de Doenças e Agravos Transmissíveis da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Janaína Fonseca Almeida.

De acordo com dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da SES-MG, até o momento, foram notificados 5.583 casos de catapora em Minas, com uma tendência a elevação desse número a partir deste mês. “Estamos em fase de sazonalidade da varicela, o que pode ocasionar surtos, complicações e até mesmo óbitos. Portanto, faz-se necessário a adoção de medidas de controle, que se desencadeadas em tempo hábil, podem evitar o aumento do número de casos e as complicações da doença”, afirma coordenadora, Janaína Almeida.

Medidas de Prevenção

Uma das formas mais eficientes de se prevenir a contaminação pela catapora (e as possíveis complicações decorrentes da doença) é manter os cuidados básicos de higiene, especialmente manter as unhas bem aparadas e limpas, o que vai impedir a contaminação das feridas.

Para evitar a manifestação e possíveis surtos da doença, outros fatores e medidas preventivas devem ser levados em conta, principalmente quando já houver ocorrências na localidade, seja em casa, no trabalho, na escola ou creche. São eles:

- Vacinar as crianças contra a catapora no primeiro ano de vida. Os adultos que não receberam a vacina quando crianças também devem ser vacinados;
- Evitar contato direto com pessoas doentes;
- Não coçar as lesões para evitar infecções por bactérias;
- Lavar as mãos após tocar nas lesões, que são potencialmente infecciosas. O uso do álcool em gel é aconselhável;
- Não arrancar as crostas que se formam quando as erupções regridem;
- Manter o paciente em repouso enquanto houver febre;
- Oferecer ao doente alimentos leves e muito líquido;
- Manter o paciente em isolamento – pessoas diagnosticadas com varicela só devem retornar à escola ou trabalho depois que todas as lesões tenham evoluído para crostas. É muito importante que elas não fiquem expostas, sob nenhuma hipótese, em meio a aglomerações ou festas. Pessoas imunodeprimidas, ou que apresentam curso clínico prolongado, só deverão retornar às atividades após o término das erupções.

Transmissão e Sintomas

Causada pelo vírus varicela-zoster, a catapora pode ser transmitida por um indivíduo doente, através do ar (espirro, tosse, gotículas de saliva) ou pelo contato direto com as lesões, sendo que a infecção confere imunidade permanente ao indivíduo infectado.

A catapora manifesta-se basicamente como um exantema vesiculoso (erupções rosadas na pele), pruriginoso (causa coceira) e generalizado (por todo o corpo), acompanhado de febre baixa (entre 37,5° e 39,5°). Também é comum surgir dor de cabeça, mal-estar, falta de apetite e cansaço.

Autor: Maurício Rocha

Fonte: Agencia Minas

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais