Casos suspeitos de Coronavírus triplicam em Patos de Minas, saltando de dois para seis

Mais quatro pacientes apresentados sintomas, fazendo com que o número de casos suspeitos triplicasse e chagasse a seis casos suspeitos.

Eram dois casos em investigação até início da tarde desta terça-feira (17).

O número de casos suspeitos do novo coranavírus ainda é pequeno em Patos de Minas, mas deu um salto importante nas últimas horas. Eram dois casos em investigação até início da tarde desta terça-feira (17), quando a Secretaria Municipal de Saúde atualizou os dados. Mais quatro pacientes apresentados sintomas, fazendo com que o número de casos suspeitos triplicasse e chagasse a seis casos suspeitos.

Segundo a diretora de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas, Geize Marques, dos seis casos notificados até agora no município, um foi descartado e cinco permanecem em investigação. Ela explicou que todos os pacientes notificados com suspeita de coronavírus estão em isolamento.

Diversas ações estão sendo tomadas em Patos de Minas para evitar a proliferação do novo coronavírus. Aulas em escolas públicas e particulares foram suspensas, eventos públicos estão sendo cancelados, inclusive missas nas Igrejas Católicas. A população está sendo orientada a evitar o contato físico, como abraços e apertos de mão.

Em reunião nessa segunda-feira (16) o Comitê Regional criado para o enfrentamento do Coronavírus emitiu a seguinte recomendação para os 21 municípios de sua abrangência:

-Suspensão das aulas e estágios nas Universidades e Faculdades no período de 18 a 25 de março de 2020;

-suspensão das aulas de ensino das escolas públicas e particulares de 18 a 22 de março de 2020;

-Atividades de capacitação, treinamento, comemorações, atividades ou outros eventos oficiais – que impliquem aglomeração de mais de 100 pessoas – seguirão recomendação do Estado de Minas, ficando suspensas por 30 dias.

-Suspensão das atividades em grupo feitas através de equipes de saúde, no período de 18 a 25 de março de 2020.

-Seguir recomendações da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva – SOBED – para endoscopia segura durante a pandemia por coronavirus.

-manutenção dos atendimentos odontológicos até análise pelo Ministério da Saúde, da demanda do Conselho federal de Odontologia (Recomendações para atendimentos odontológicos em tempos de COVID-19

-pessoas em situação de rua devem ser atendidas em Unidades Básicas de Saúde e caso apresente alguns dos sintomas do Coronavírus e critérios de isolamento, a Secretaria Municipal de Saúde deve direcioná-los para local adequado.

-Instituições de Longa Permanência de Idosos devem evitar visitas-contatos dos idosos com público externo e adotar medidas de precaução para evitar o contágio;

-A população deve evitar viagens para países e localidades onde há transmissão sustentada como Rio de Janeiro e São Paulo;

-As Secretarias Municipais de Saúde e Superintendência Regional de Saúde de Patos de Minas devem reforçar os protocolos e medidas de segurança com seus profissionais de saúde e população relacionada, com ações de educação permanente e mobilização social.

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais