Casos de leishimaniose em Patos de Minas são um sinal de alerta

Em pouco mais de um ano trabalhando em Patos de Minas o veterinário Marco Paulo atendeu 10 casos de leishimaniose em cães.

Em pouco mais de um ano de trabalhando em Patos de Minas o veterinário Marco Paulo Oliveira atendeu 10 casos de leishimaniose em cães. O fato chamou a atenção já que a doença é transmitida por um mosquito e pode infectar também o homem.

Nas cidades a leishimaniose ataca os cães. O animal doente apresenta feridas no couro, secreção nos olhos, crescimento exagerado das unhas, febre irregular e paralisia nas patas traseiras. O Ministério da Saúde determina que todos os animais contaminados sejam sacrificados para evitar a contaminação de humanos.

De acordo como veterinário Marco Paulo todos os casos suspeitos devem ser encaminhados para um veterinário. “É melhor sacrificar o animal do que arriscar ter a família inteira contaminada com a leishimaniose, uma doença grave que pode até levar a morte” recomenda o veterinário.

Para os proprietários de cães a dica é a prevenção. Já existem vacinas e substâncias usados no pêlo dos animais que evitam a leishimaniose. Segundo o veterinário com cuidados periódicos é possível evitar a doença.

Últimas Notícias

Calçada se abre e veículo fica preso em buraco de obra recente da Copasa em Patos de Minas

Veja mais

Homem com várias passagens policiais é preso após tentativa de furto em loja de calçados, em Patos de Minas

Veja mais

Cuidados no preparo e armazenamento dos alimentos garantem ceias mais seguras no fim de ano

Veja mais

Fabiano Lucas critica cachês milionários de artistas e propõe união de prefeitos para não contratar shows caros

Veja mais

URT anuncia jogos-treinos contra Atlético-MG sub20 e Itabirito antes da estreia no Campeonato Mineiro

Veja mais

Saiba o que abre e fecha em Patos de Minas durante e após o feriado de Natal

Veja mais