Casos de leishimaniose em Patos de Minas são um sinal de alerta

Em pouco mais de um ano trabalhando em Patos de Minas o veterinário Marco Paulo atendeu 10 casos de leishimaniose em cães.

Em pouco mais de um ano de trabalhando em Patos de Minas o veterinário Marco Paulo Oliveira atendeu 10 casos de leishimaniose em cães. O fato chamou a atenção já que a doença é transmitida por um mosquito e pode infectar também o homem.

Nas cidades a leishimaniose ataca os cães. O animal doente apresenta feridas no couro, secreção nos olhos, crescimento exagerado das unhas, febre irregular e paralisia nas patas traseiras. O Ministério da Saúde determina que todos os animais contaminados sejam sacrificados para evitar a contaminação de humanos.

De acordo como veterinário Marco Paulo todos os casos suspeitos devem ser encaminhados para um veterinário. “É melhor sacrificar o animal do que arriscar ter a família inteira contaminada com a leishimaniose, uma doença grave que pode até levar a morte” recomenda o veterinário.

Para os proprietários de cães a dica é a prevenção. Já existem vacinas e substâncias usados no pêlo dos animais que evitam a leishimaniose. Segundo o veterinário com cuidados periódicos é possível evitar a doença.

Últimas Notícias

Homem flagra a casa do pai sendo furtada, persegue suspeito e o imobiliza até a chegada da polícia

Veja mais

Jovem de 22 anos é preso após sequência de roubos e furtos no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Carro derrapa na pista molhada e bate em barranco na MG410, em Presidente Olegário

Veja mais

Carro de família que viajava pela MG 230 é atingido violentamente por árvore e motorista fica ferido

Veja mais

Chuvas ajudam a amenizar o calor, mas causam estragos em Patos de Minas e na região

Veja mais

Família perde tudo em incêndio em residência no distrito de Santiago e pede ajuda para recomeçar

Veja mais