Casos de leishimaniose em Patos de Minas são um sinal de alerta

Em pouco mais de um ano trabalhando em Patos de Minas o veterinário Marco Paulo atendeu 10 casos de leishimaniose em cães.

Em pouco mais de um ano de trabalhando em Patos de Minas o veterinário Marco Paulo Oliveira atendeu 10 casos de leishimaniose em cães. O fato chamou a atenção já que a doença é transmitida por um mosquito e pode infectar também o homem.

Nas cidades a leishimaniose ataca os cães. O animal doente apresenta feridas no couro, secreção nos olhos, crescimento exagerado das unhas, febre irregular e paralisia nas patas traseiras. O Ministério da Saúde determina que todos os animais contaminados sejam sacrificados para evitar a contaminação de humanos.

De acordo como veterinário Marco Paulo todos os casos suspeitos devem ser encaminhados para um veterinário. “É melhor sacrificar o animal do que arriscar ter a família inteira contaminada com a leishimaniose, uma doença grave que pode até levar a morte” recomenda o veterinário.

Para os proprietários de cães a dica é a prevenção. Já existem vacinas e substâncias usados no pêlo dos animais que evitam a leishimaniose. Segundo o veterinário com cuidados periódicos é possível evitar a doença.

Últimas Notícias

Janaína Andrade volta ao banco dos réus e é condenada a mais de 16 anos por morte de amante

Veja mais

Dia D de Multivacinação acontece em todas as unidades de saúde do perímetro urbano de Patos de Minas

Veja mais

Temporal derruba árvore em cima de fiação e deixa cenário de destruição em frente ao Mocambo

Veja mais

Grande Feirão de Lotes no Bairro Santa Clara oferece neste sábado 11 lotes exclusivos

Veja mais

Esgoto escorre em meio a área de preservação permanente e encobre calçada ao lado do fórum

Veja mais

Mamoré busca técnico jovem para o profissional e planeja fortalecer as categorias de base para 2025

Veja mais