Casos de cororavírus estão dentro do esperado, mas aglomerações nos bancos preocupam
Segundo ele, o número de cinco casos confirmados até a manhã desta quarta-feira (08) para uma população de mais de 150 mil habitantes é considerado pequeno.
O prefeito José Eustáquio fez um balanço positivo das ações adotadas em Patos de Minas para prevenção e combate ao coronavírus. Segundo ele, o número de cinco casos confirmados até a manhã desta quarta-feira (08) para uma população de mais de 150 mil habitantes é considerado pequeno. O relaxamento das pessoas, com aglomerações nas portas dos bancos e lotéricas, no entanto, preocupa.
Segundo o prefeito José Eustáquio, os membros do comitê de enfrentamento ao Coronavírus poderão propor mudanças no funcionamento dos bancos e lotéricas. Ele disse que o município está preocupado com as filas desorganizadas, como aglomeração de pessoas nas portas das agências. Representantes desses estabelecimentos podem ser convocados para discutir uma solução.
O prefeito também falou da movimentação de idosos nos ônibus do transporte coletivo. Somente na semana passada, a empresa Pássaro Branco registrou mais de 5 mil viagens de idosos na cidade. Uma proposta de impor limites aos idosos, com apenas duas passagens diárias, será discutida pelo comitê. Outra proposta é suspender a gratuidade para os idosos em início de mês quando o movimento é maior.
O prefeito também descartou um relaxamento maior no Decreto que impõe limites de funcionamento ao comércio. Com relação a abertura shopping, galerias e academias de ginástica, José Eustáquio explicou que esta proibição está no Decreto emitido pelo Governo do Estado.
Na entrevista concedida ao Patos Hoje nesta manhã, o prefeito também deu a entender que irá estender o Decreto que mantêm as escolas do município fechadas pelo menos até o dia 30 de abril. O prazo estabelecido para a manutenção das escolas fechadas vence no dia 13 de abril.