Candidato é flagrado com ponto eletrônico fraudando vestibular de medicina do Unipam
A Polícia Civil flagrou ao final das provas desse domingo (28), um jovem de 20 anos com um sistema de transmissão de dados.
Com uma concorrência que passou de 20 candidatos por vaga, o Vestibular de Medicina do Unipam passou a ser alvo de quadrilhas especializadas em fraudar concursos e processos seletivos de instituições de ensino. A Polícia Civil flagrou ao final das provas desse domingo (28), um jovem de 20 anos com um sistema de transmissão de dados que o permitia receber as respostas para as questões da prova.
A investigação partiu do próprio Unipam. De acordo com a assessora educacional Maria Valéria de Melo, a coordenação do Vestibular recebeu uma denúncia de fraude. O caso foi levado a Polícia Civil que passou a investigar os candidatos. Neste domingo (28), dia da prova, os agentes já sabiam que alguém tentaria fraudar o processo seletivo.
Policiais se infiltraram em meio aos 3.457 candidatos que se inscreveram para fazer o Vestibular 2011 do Unipam. Quando ia terminando o prazo para entregar o prova, João Cézar Neves Maynart foi abordado pelos policiais, ainda no prédio da Facia. O estudante de 20 anos da cidade de Montes Claros negou no primeiro momento, mas antes de ser revistado acabou confessando.
João estava com um telefone celular escondido nas partes íntimas, ligado a um colar que funcionava como transmissor. Ele recebia as informações por um ponto eletrônico, um equipamento minúsculo usado principalmente por jornalistas, apresentadores de TV. O jovem foi levado para a Delegacia e informou como adquiriu o equipamento.
De acordo com o delegado Luiz Mauro Sampaio, o estudante fez uma pesquisa na Internet e recebeu o contato de uma pessoa dizendo que poderia ajudá-lo a ser aprovado no Vestibular de Medicina do Unipam. O contato foi todo a distância e João pagaria R$ 15 mil caso conseguisse uma vaga no curso de medicina.
O estudante disse aos policiais que recebeu informações de apenas duas questões. A Polícia Civil vai continuar investigando o caso para tentar identificar os integrantes da quadrilha. A reitoria do Unipam deverá reforçar a segurança para evitar fraudes no vestibular.