Bombeiros concluem curso com captura de enxame na Orla da Lagoa Grande

O risco de um ataque de abelhas é grande e as ocorrências são frequentes em Patos de Minas e região.


A conclusão aconteceu na orla da Lagoa Grande, onde várias pessoas já teriam sido picadas pelas abelhas.
O risco de um ataque de abelhas é grande e as ocorrências são frequentes em Patos de Minas e região. Para que os bombeiros possam atender os chamados de forma mais eficiente, eles passaram por um curso de captura de enxame. A conclusão aconteceu na orla da Lagoa Grande, onde várias pessoas já teriam sido picadas pelas abelhas.

Sete bombeiros participaram do curso que teve a duração de três dias. O extensionista da EMATER, Jaci Santana, foi quem ministrou as aulas. Com vários cursos e muita experiência, ele contou que técnicas especiais são utilizadas na captura de enxames. O fumegador é essencial. Com ele, joga-se fumaça na colmeia e as abelhas perdem a agressividade.

O técnico explicou que quando percebem a fumaça, as abelhas pensam que estão sob perigo, dessa forma elas se preparam para a fuga. Para não ficarem sem alimentos, elas enchem a boca de mel, ficando sem agressividade. Com isso, pode ser feita a captura sem precisar extinguir as abelhas o que é um crime ambiental.

Para aplicar a técnica, os sete bombeiros do curso foram até uma caixa d’água na orla da Lagoa Grande, onde havia um enxame de abelha europa. A área foi totalmente cercada para evitar que alguém passasse pelo local. Após serem fumegadas, bombeiros entraram na caixa d’água e, favo por favo, eles retiraram o enxame, passando para outra colmeia.

As roupas usadas também são especiais. O corpo fica totalmente coberto e evita qualquer picada. O sargento Pedro achou muito proveitoso o curso. Ele disse que recebeu conhecimentos novos que vão contribuir com o trabalho de captura de enxame. Ele fez questão de ressaltar que a captura pelos bombeiros só acontece quando as abelhas ou marimbondos trazem algum risco para a população.

O curso foi ministrado para que os bombeiros tenham uma equipe especializada na captura de enxames. Eles explicaram que um ataque de abelhas podem trazer consequências graves e pode até levar à morte. Em Patos de Minas, o Sargento Borges ressaltou que as ocorrências são frequentes. No caso desse enxame, a solicitação foi feita pela Prefeitura que já tinha recebido queixas de pessoas que foram picadas pelas abelhas.

Autor: Farley Rocha

Últimas Notícias

Polícia Militar prende homem por furtar cerca de R$34.000,00 em joias de ouro, em Carmo do Paranaíba

Veja mais

Desacordo em compra de arma termina com quatro homens presos e mais de R$180mil apreendidos

Veja mais

Mulher morre após se afogar nas águas da Lagoa Grande, em Patos de Minas

Veja mais

Médico acaba na delegacia após ataque de fúria em condomínio em Patos de Minas

Veja mais

Como vivem os artistas de rua? Colombiano em Patos de Minas conta como é a rotina

Veja mais

Secretária apresenta novas tecnologias no combate às arboviroses e fala sobre situação da dengue

Veja mais