Associações de Moradores se mobilizam para manter UPA da Marabá funcionando

A ameaça de fechamento, segundo os presidentes de associações, surgiu de um encontro com o próprio prefeito Pedro Lucas.


A reunião aconteceu na tarde dessa segunda-feira (04).
A ameaça de fechamento da Unidade de Pronto Atendimento – UPA – da avenida Marabá tem sido motivo de preocupação para os moradores da parte alta da cidade. Nessa segunda-feira (04), presidentes de Associações de Moradores dos bairros Jardim Esperança, Alto da Colina, Morada do Sol, Jardim Aquarius, Nova Floresta e Residencial Monjolo participaram da reunião do Conselho Municipal de Saúde e cobraram a manutenção do funcionamento da unidade.

Com a abertura da UPA Porte III no bairro Jardim Peluzzo, a Unidade de Pronto Atendimento na avenida Marabá foi relegada à segundo plano. Como a Prefeitura não conseguiu preencher o quadro de servidores, mesmo tendo mais de um ano e meio para realizar um concurso público, os profissionais, principalmente os médicos, da UPA da Marabá estão sendo designados para atuarem na UPA do Jardim Peluzzo.

Nos finais de semana, a UPA da avenida Marabá já não funciona mais. Os pacientes estão todos sendo direcionados para a UPA do Jardim Peluzzo. A situação preocupa os moradores da parte alta da cidade. Eles temem que a Prefeitura interrompa de vez o funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento, o que traria dificuldades para centenas de famílias carentes que moram naquela região da cidade.

A ameaça de fechamento, segundo os presidentes de associações, surgiu de um encontro com o próprio prefeito Pedro Lucas. Eles foram até o chefe do executivo cobrar melhorias no atendimento, já que a UPA da avenida Marabá não está funcionando nos finais de semana, e foram informados pelo próprio prefeito de que a Unidade será fechada dentro de três meses.

O secretário municipal de saúde, Dirceu Deocleciano Pacheco, disse que a manutenção do funcionamento da UPA da avenida Marabá pode por em risco a situação financeira do município, mas destacou também que vê com receio a proposta de fechamento da unidade.

Na reunião dessa segunda-feira (04) foi montada uma comissão que irá se reunir mais uma vez com o prefeito em busca de uma solução para o problema. Além dos presidentes de associações de todos os bairros da parte alta da cidade, a comissão terá a participação dos vereadores Braz Paulo, José Lucilo, Valdir Reis e João Batista. Eles vão tentar convencer o Executivo a manter a unidade funcionando.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Jaudet é preso novamente por furtar em duas farmácias no mesmo dia em Patos de Minas

Veja mais

Fechamento de beco no bairro Nossa Senhora Aparecida gera polêmica com moradores

Veja mais

Demanda espontânea começa a ser atendida, no período da manhã, nas USFs de Patos de Minas

Veja mais

Quem deve arcar com os prejuízos causados por acidente de trânsito? Por Brian Epstein Campos

Veja mais

Cobra “Corn Snake” é apreendida em operação contra o tráfico de drogas em Rio Paranaíba

Veja mais

Homem de 29 anos é morto com tiro na cabeça, em São Gotardo; oito pessoas foram presas

Veja mais