ASPAA e Centro de Zoonoses realizam feira para dar um lar aos cães abandonados
Com esta iniciativa os organizadores esperam encontrar padrinhos para cuidar dos animais.
A Associação Protetora de Animais Abandonados (ASPAA) e o Centro de Controle de Zoonoses realizam na manhã deste sábado a 1ª Feira de Filhotes em Patos de Minas. Cerca de 100 animais abandonados fora levados para a Praça do Coreto. Com esta iniciativa os organizadores esperam encontrar padrinhos para cuidar dos animais.
Os cães e gatos levados para a feira têm entre 50 dias e 1 ano e meio. São animais que foram gerados na rua ou que foram abandonados pelos donos, mas que estão saudáveis. O Centro de Controle de Zoonoses se encarregou de aplicar todas as vacinas.
A Feira foi aberta na manhã deste sábado (30) e atraiu muita gente. As crianças ficaram fascinadas com os filhotes e, logo nas primeiras horas, muitos animais encontraram um lar. A estudante de direito, Pâmela Guimarães, levou um cãozinho para casa e prometeu cuidar bem dele.
De acordo com a presidente da ASPAA, Claudia Rocha, em Patos de Minas existem cerca de 1.400 cães abandonados pelas ruas da cidade. A feira acontece na Praça do Coreto, na Avenida Getúlio Vargas, Centro, a partir das 08 da manhã. A ASPAA e o Centro de Zoonoses vão levar mais de 100 animais para doação, filhotes com idade entre 50 dias e 1 ano e meio de idade.
Os animais da feira foram recolhidos das ruas e estão em perfeito estado de saúde, todos vacinados. Para adotar um dos filhotes é necessário levar documento de identidade e comprovante de endereço e preencher a ficha de adoção.
Segundo a secretaria municipal de Saúde, Marema Patrício, essa parceria entre ASPAA e Centro de Zoonoses é extremamente importante para o município. “O projeto desta feira, assim com a parceria entre os dois órgãos, precisa ser contínuo. A feira é o 1º passo. É importante que as pessoas compareçam para apadrinhar seus cães”, disse.
Durante a feira, a ASPAA também vai recolher donativos para um bazar beneficente. Os organizadores vão receber roupas usadas para o bazar e também doação de rações para os cães e gatos acolhidos pela associação.
Marema Patrício também reforça que a ajuda também pode ser feita desta forma. Quem não quiser adotar um cãozinho ou gatinho, pode ajudar a ASPAA a cuidar dos animais. A secretária também lembrou que este apoio também pode ser dado pelos profissionais da área. “Os veterinários também podem entrar neste projeto e doar um pouco do seu tempo para ajudar a associação. Assim, quem sabe, não nos tornemos exemplo para todo o Brasil”. A feira vai até as 14 horas deste sábado.