As medidas trabalhistas para enfrentamento do estado de calamidade pública

Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda.

A Medida Provisória (MP) nº 936/2020 que tem como objetivo preservar o emprego e a renda, garantir a continuidade das atividades laborais e empresariais.

O empregador poderá adotar as seguintes medidas: redução proporcional de jornada de trabalho e de salários ou suspensão temporária do contrato de trabalho. As medidas serão implementadas por acordo direto com o empregado ou negociação coletiva, a depender do caso.

A redução proporcional da jornada de trabalho e de salário poderá ser realizada nos percentuais de 25%, 50% e 70% e acordada por até 90 dias, observando requisitos na MP.

A suspensão temporária do contrato de trabalho poderá ser acordada pelo prazo máximo de 60 dias, podendo ser fracionado em dois períodos. Advirta-se que no período de suspensão do contrato de trabalho não poderá haver qualquer atividade de trabalho, seja por meio de teletrabalho, trabalho remoto ou à distância, sob pena de ficar descaracterizada a suspensão e a sujeição do empregador às penalidades previstas na medida provisória.

No período que durar a redução da jornada e do salário ou a suspensão temporária do contrato de trabalho será pago ao empregado o benefício emergencial, custeado com recursos da União. O valor do benefício terá como base cálculo o valor mensal do seguro-desemprego a que o empregado teria direito, conforme previsto na medida.

Salienta-se que o benefício emergencial será pago ao empregado independentemente do cumprimento de qualquer período aquisitivo, de tempo de vínculo empregatício e número de salários recebidos.

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais