ARSAE fiscaliza Copasa em Patos de Minas e vê necessidade de obras para ampliação

O relatório foi elaborado após inspeção técnica em campo pelos servidores da Agência entre os dias 30/11 e 04/12/2020.

A Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae-MG) publicou nesta terça-feira (19) relatórios de fiscalização da prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário da Copasa em Patos de Minas. A fiscalização realizada pela Arsae-MG teve o objetivo de avaliar a qualidade dos serviços prestados na sede municipal de Patos de Minas, em virtude de questionamento apresentado pelo Ministério Público.  O relatório foi elaborado após inspeção técnica em campo pelos servidores da Agência entre os dias 30/11 e 04/12/2020. Foram fiscalizadas todas as unidades dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, a qualidade da água distribuída, o atendimento ao usuário, a regularidade do abastecimento e a eficiência de tratamento de esgoto executado pela ETE Patos de Minas.

São apontados pela Arsae-MG como destaques positivos a eficiência da Estação de Tratamento de Esgoto e a regularização do abastecimento de água a partir do mês de novembro, após altos índices de reclamações em setembro e outubro.

Como ponto de atenção destaca-se a ausência de comunicação oficial da Copasa nas ocorrências de paralisação do abastecimento nos meses de agosto, setembro e outubro de 2020, o não cumprimento do plano de amostragem para as análises de qualidade da água mais complexas, de frequência semestral, e a necessidade de execução de algumas obras de ampliação de unidades de bombeamento para evitar novas situações de falta d’água nos dias de maior consumo no município.

Quanto à tarifa cobrada pelo serviço de esgotamento sanitário, foi esclarecido que o percentual utilizado em Patos de Minas para cálculo do valor a ser pago foi estabelecido, principalmente, pelo Contrato assinado entre a Copasa e a Prefeitura Municipal. Para quem é atendido pelo serviço de tratamento de esgoto, o valor pago em Patos de Minas, atualmente, é de 25% do valor da água e aumentará para 33% em janeiro de 2021. Para os demais municípios mineiros, a Arsae-MG autoriza a Copasa a utilização de um percentual de 100% do valor da água para o cálculo do valor a ser cobrado pelo serviço de tratamento de esgoto, de acordo com a Resolução Arsae-MG n° 141/2020.

Os documentos foram enviados para a Prefeitura Municipal e para o Ministério Público para ciência e acompanhamento, e para o prestador, a fim de que se corrijam os pontos abordados nos itens constatações e não conformidades. Confira o relatório completo!

A Arsae-MG

A Arsae-MG (Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais) é uma autarquia de regime especial criada pela Lei Estadual nº18.309/2009 com autonomia de decisão e de gestão administrativa, financeira, técnica e patrimonial. A Agência está vinculada à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

É responsável por regular e fiscalizar os serviços de água e de esgoto prestados pela Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), pela Copanor (Copasa Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais) e pelas autarquias municipais de Itabira e Passos.

A Arsae-MG fiscaliza o cumprimento pelas concessionárias, pelos usuários e pelas prefeituras das normas traçadas para a prestação dos serviços, zelando pela observância dos direitos, deveres e obrigações das três partes. A Arsae-MG trabalha em prol da melhoria contínua do atendimento e da qualidade dos serviços de água e esgoto nos municípios que estão sob sua responsabilidade de regulação.

Fonte: Assessoria de Comunicação da ARSAE-MG

Últimas Notícias

Após denúncias, PM encontra drogas em terreno e leva dono de tabacaria para a delegacia

Veja mais

Em ataque sangrento, pitbulls matam cão em Carmo do Paranaíba; imagens fortes

Veja mais

Veículo capota várias vezes na avenida Fátima Porto e deixa motorista ferida

Veja mais

Moradores ficam sem energia após caminhão danificar fiação no condomínio Moradas

Veja mais

Professora faz apelo para encontrar motorista que bateu em seu carro estacionado no Centro e fugiu

Veja mais

Carros atingem pedestres após acidente causado por avanço de parada, na av. Brasil

Veja mais