Após polêmica sobre feira na Lagoa Grande, Codema vai elaborar normas para uso de Parques

O Codema foi procurado por moradores próximos e usuários da orla da Lagoa, com denúncias de irregularidades e descumprimento de normas ambientais por parte dos organizadores do evento.

A direção do Codema resolveu em assembleia a elaboração de um documento.

A polêmica em torno da realização da Feira Nacional do Povo na Orla da Lagoa Grande chegou ao Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Codema. Os 10 dias de comercialização de produtos de forma intensa no principal cartão postal de Patos de Minas e as muitas reclamações por parte de moradores fizeram com que órgão debatesse a questão da utilização dos parques e áreas verdes do município para a realização de feiras.

De acordo com o ambientalista Civuca Costa, depois de muita polêmica de boa parte dos patenses, divididos entre a favor ou contra a realização da feira naquela local, o Codema foi procurado por moradores próximos e usuários da orla da Lagoa, com denúncias de irregularidades e descumprimento de normas ambientais por parte dos organizadores do evento.

Nas ocorrências constam podas drásticas de árvores sem autorizações ambientais, a poluição visual da área, a geração de lixo na lâmina d'água e o transtorno do tráfego de pessoas que fazem exercícios físicos regulares na pista de caminhada. Além da demora para a desmontagem da estrutura de barracas e tendas no local.

Diante dos fatos, a direção do Codema resolveu em assembleia, a elaboração de um documento como Normativa para a liberação de espaços para a realização de eventos públicos. O documento é uma forma de regulamentação e regularização de atividades contendo diretrizes ambientais a serem cumpridas, para a realização de quaisquer eventos em parques, praças, jardins e áreas verdes de interesse socioambiental, principalmente em áreas de APP's no âmbito do Município.

Segundo o presidente do Codema Ivanildo Alves Zica, o conselho não é contra a realização de eventos em locais abertos, como é o caso da Lagoa Grande, porém, desde que haja o respeito e o cumprimento das leis sociais e ambientais para a proteção sustentável desses patrimônios públicos. O documento regulamentando tais espaços será elaborado pelos conselheiros ambientais nas próximas semanas.

Fonte: Civuca Costa

Últimas Notícias

Polícia Militar impede furto de gado e prende 4 homens em Patrocínio e Patos de Minas

Veja mais

Homens são presos com armas, drogas e dinheiro após furto de cofre e roubo em posto de São Gotardo

Veja mais

Picape para tombada após bater em dois carros na avenida Padre Almir; motorista fugiu e não foi localizado

Veja mais

Patense que morreu na Inglaterra será velado neste sábado em Patos de Minas

Veja mais

Dono de padaria morre após se sentir mal e carro se chocar em poste na Av. Jk

Veja mais

Rede Patão conscientiza clientes sobre prevenção de câncer e destina recursos para a Santa Casa

Veja mais