Após polêmica sobre feira na Lagoa Grande, Codema vai elaborar normas para uso de Parques

O Codema foi procurado por moradores próximos e usuários da orla da Lagoa, com denúncias de irregularidades e descumprimento de normas ambientais por parte dos organizadores do evento.

A direção do Codema resolveu em assembleia a elaboração de um documento.

A polêmica em torno da realização da Feira Nacional do Povo na Orla da Lagoa Grande chegou ao Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Codema. Os 10 dias de comercialização de produtos de forma intensa no principal cartão postal de Patos de Minas e as muitas reclamações por parte de moradores fizeram com que órgão debatesse a questão da utilização dos parques e áreas verdes do município para a realização de feiras.

De acordo com o ambientalista Civuca Costa, depois de muita polêmica de boa parte dos patenses, divididos entre a favor ou contra a realização da feira naquela local, o Codema foi procurado por moradores próximos e usuários da orla da Lagoa, com denúncias de irregularidades e descumprimento de normas ambientais por parte dos organizadores do evento.

Nas ocorrências constam podas drásticas de árvores sem autorizações ambientais, a poluição visual da área, a geração de lixo na lâmina d'água e o transtorno do tráfego de pessoas que fazem exercícios físicos regulares na pista de caminhada. Além da demora para a desmontagem da estrutura de barracas e tendas no local.

Diante dos fatos, a direção do Codema resolveu em assembleia, a elaboração de um documento como Normativa para a liberação de espaços para a realização de eventos públicos. O documento é uma forma de regulamentação e regularização de atividades contendo diretrizes ambientais a serem cumpridas, para a realização de quaisquer eventos em parques, praças, jardins e áreas verdes de interesse socioambiental, principalmente em áreas de APP's no âmbito do Município.

Segundo o presidente do Codema Ivanildo Alves Zica, o conselho não é contra a realização de eventos em locais abertos, como é o caso da Lagoa Grande, porém, desde que haja o respeito e o cumprimento das leis sociais e ambientais para a proteção sustentável desses patrimônios públicos. O documento regulamentando tais espaços será elaborado pelos conselheiros ambientais nas próximas semanas.

Fonte: Civuca Costa

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais