Após polêmica, Presidente da Câmara determina o cancelamento da compra de computadores
O vereador explicou que a licitação havia sido feita antes do início da pandemia.
O presidente da Câmara Municipal de Patos de Minas, Vicente de Paula Souza, determinou o cancelamento da compra de equipamentos de informática. A aquisição dos computadores gerou polêmica em função da grave crise provocada pelo novo coronavírus. O vereador explicou que a licitação havia sido feita antes do início da pandemia.
Os cerca de 20 computadores novos adquiridos pela Câmara Municipal chegaram na semana passada. A aquisição dos equipamentos nesse momento de dificuldade gerou questionamentos e críticas. O próprio presidente da Câmara entendeu que o momento não é o mais adequado para fazer esse tipo de gasto. Em nota, ele explicou o processo de compra e a decisão de devolver os equipamentos.
"É importante ratificar que o processo licitatório foi iniciado e a compra autorizada em 16 de janeiro de 2020, ou seja, antes do atual cenário de pandemia", diz a nota. O presidente do Legislativo explicou ainda que a autorização da compra se fez necessária em razão de os equipamentos utilizados hoje na sede administrativa já estarem com vida útil esgotada, apresentando constantes problemas como desligamento e travamentos, perdendo muito tempo com manutenção.
Mas diante da repercussão negativa, o presidente Vicente de Paula Souza decidiu cancelar a compra. "Em que pese a necessidade dos equipamentos, o presidente da Câmara Municipal, vereador Vicente de Paula Souza, diante da atual situação de pandemia no país, determina que seja providenciada a devolução dos equipamentos, como forma de contenção de gastos, especialmente em face da atual situação em que o município entrenta" conclui a nota.