ANAC amplia prazo para adequação e aeroporto já pode receber voos comerciais

A ANAC estendeu por 60 dias, o prazo para que o Governo Mineiro apresente um Termo de Ajustamento de Conduta.


Aeroporto Municipal de Patos de Minas.
O Aeroporto Municipal de Patos de Minas já pode voltar a receber voos comerciais. Em reunião na tarde desta quarta-feira (07), diretores da Agência Nacional de Aviação Civil decidiram atender o pedido do Governo de Minas e ampliaram o prazo para a adequação das instalações. A ANAC estendeu por 60 dias, o prazo para que o Governo Mineiro apresente um Termo de Ajustamento de Conduta.

Os aeroportos de Patos de Minas, São João Del Rei e Diamantina estão nas mesmas condições. Sem atender as exigências da ANAC eles foram fechados para pousos e decolagens em escala comercial no primeiro dia deste mês. A prefeita Beia Savassi foi em busca de uma solução para o problema e conseguiu fazer com que o Governo de Minas assumisse a responsabilidade pelas adequações.

Os três aeroportos dependem da implantação de uma brigada de incêndio para voltarem a funcionar. Com a decisão da ANAC de ampliar o prazo para que as exigências sejam cumpridas, o Aeroporto de Patos de Minas pode voltar a operar com até cinco frequências semanais. A empresa aérea responsável pela linha deverá protocolar um pedido de autorização na ANAC. As linhas poderão ser feitas com aeronaves de até 47 lugares.

Abertura de licitação

Na terça-feira (06), Governo de Minas já havia publicado a abertura de processo licitatório para a aquisição de equipamentos necessários para a adequação dos aeroportos de Patos de Minas, Diamantina e São João Del Rei. A previsão da Setop é de publicar o aviso de licitação, na modalidade de registro de preço, em um prazo de até 45 dias.

Para atender as exigências da ANAC, o Governo de Minas vai adquirir agentes extintores, carro contra incêndio de aeródromo, veículo de apoio às operações da Sessão de Combate a Incêndio (Sescinc), equipamento de proteção individual ao bombeiro, material de apoio às operações de resgate e de combate a incêndio, sistemas de comunicação e de alarme, equipamentos de operação aeroportuária, de movimentação e armazenamento de cargas e de segurança, informação e conforto ao usuário para os três aeroportos citados.

Autor: Maurício Rocha

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais