Agricultor é notificado após vídeo sobre “represamento” do Rio Paranaíba viralizar

No local, os policiais constataram que houve uma manutenção no local, mas a situação é antiga e notificou o proprietário para apresentar toda a documentação.

Um vídeo mostrando um possível “represamento” do Rio Paranaíba viralizou nesta terça-feira (15) nos aplicativos de mensagens. A Polícia Militar de Meio Ambiente tomou conhecimento e foi verificar a situação nesta terça mesmo. No local, os policiais constataram que houve uma manutenção no local, mas a situação é antiga e notificou o proprietário para apresentar toda a documentação.

O Patos Hoje conversou com o Sargento Radamés da Polícia Militar de Meio Ambiente por telefone e ele confirmou que foi até o local para verificar se houve algum crime ambiental. O suposto represamento se encontra em uma propriedade no Município de Rio Paranaíba, região conhecida como Olhos D’água, a cerca de 10 quilômetros da cidade.

De acordo com o policial, a situação em que se encontra o Rio Paranaíba, com várias pedras no seu interior, vem desde 2002 e que o dono fez apenas uma reforma no local, porque houve um desmoronamento no barranco. O militar informou que o responsável não foi localizado para esclarecer o que foi realizado. No entanto, ele foi notificado para apresentar toda a documentação referente à questão ambiental.

O policial explicou que ele terá que apresentar a licença ambiental da propriedade que é produtora de soja, cenoura e outros. Além disso, também terá que fornecer a outorga d’água que neste caso, como o Rio Paranaíba é Federal, deve ser concedida pela Agência Nacional de Águas- ANA. Caso haja alguma irregularidade, a ocorrência será feita e encaminhada para a Polícia Civil e Ministério Público. Ele pode responder criminalmente e também ser multado.

O vídeo

O vídeo mostra uma pessoa indignada com o “represamento” do Rio Paranaíba. “Olha o que eles fizeram com o Rio Paranaíba”, diz. O autor do vídeo fala que o proprietário do imóvel represou o Rio Paranaíba para retirar água para pivôs de irrigação. Peixes tentam voltar no rio, mas acabam presos nas pedras.

O Rio Paranaíba

O Rio Paranaíba nasce na serra da Mata da Corda, no município de Rio Paranaíba, no estado de Minas Gerais na altitude de 1 148 metros. Ele banha várias cidades da região, inclusive Patos de Minas. Após percorrer 1 170 quilômetros, junta-se com o Rio Grande, formando, então, o Rio Paraná. Seu curso tem aproximadamente 1 170 quilômetros, até a junção ao rio Grande, onde ambos passam a formar o rio Paraná, no ponto que marca o encontro entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. A partir dos municípios de Coromandel e Guarda-Mor, o rio Paranaíba forma a divisa natural de Minas Gerais com Goiás e, já próximo de sua foz, de Minas Gerais com Mato Grosso do Sul.

Últimas Notícias

Idoso de 82 anos morre após ser atacado por boi na zona rural de Patos de Minas

Veja mais

Espanha extradita brasileiro de Carmo do Paranaíba procurado por tráfico de drogas e associação para o tráfico

Veja mais

Jovem invade casa e tenta matar homem com golpes de faca; a vítima conseguiu se defender com uma cadeira

Veja mais

PIB per capta de Patos de Minas salta de R$ 21 mil para R$51 mil em 10 anos

Veja mais

PM prende acusado de vender drogas pelo whatsapp com mais de 100 papelotes de cocaína

Veja mais

Operação ambiental flagra posse ilegal de arma e apreende petrechos de pesca proibida em São Gonçalo do Abaeté

Veja mais