A Prefeitura Municipal de Patos de Minas premiou na manhã desta sexta-feira (21) seis alunos da rede municipal que se destacaram no Projeto MPT na Escola. O projeto desenvolvido nas escolas municipais no 1º semestre tem o objetivo de erradicar o trabalho infantil no município. Os estudantes concorreram nas categorias cartaz, poesia e conto.

A premiação aconteceu no Gabinete do Prefeito Luís Eduardo Falcão e contou com a presença de diretores escolares, pais e servidoras da Secretaria de Desenvolvimento Social. O prefeito destacou que é preciso respeitar as etapas da vida para o bom desenvolvimento da criança e do adolescente. “Parece ultrapassado, mas o trabalho infantil ainda não foi erradicado no Brasil”, disse.

A Secretária de Educação Interina, Bethânia Basílio, falou sobre como foi desenvolvido o projeto que ocorreu em todas as escolas municipais do meio urbano e da zona rural. Ela informou que professores e diretores fizeram uma a primeira escolha e, depois na Secretaria de Educação, houve a seleção final. “Esse trabalho é muito importante. Lugar de criança é na escola e ela precisa ter seu tempo e espaço para brincar”, concluiu.

Os diretores das escolas também ressaltaram a importância de se erradicar o trabalho infantil. “Esse projeto serve para deixar ainda mais claro a importância da educação na vida das crianças. Longe do trabalho infantil, elas se desenvolverão de forma saudável, o que vai contribuir para reduzir as injustiças sociais e o progresso da sociedade”, destacou o diretor Farley Júnio Rocha.

As alunas do 5º Ano da Escola Municipal José Paulo de Amorim, Maria Paula e Alice, foram as vencedoras na categoria conto. Impressionadas com o ambiente da Prefeitura, onde estiveram pela primeira vez, elas se mostraram muito felizes com a premiação. Todas as seis crianças receberam mensagens de parabéns e também brindes que devem ficar marcados na memória de cada um.

Os vencedores foram:

Alice Isabela Mota Ferreira - E.M. José Paulo de Amorim (categoria conto)

Maria Paula Magalhães Lima - E.M. José Paulo de Amorim (categoria conto)

Pérola de Sousa Fonseca - E.M. Norma Borges Beluco (categoria desenho)

Rafael Cardoso Alves de Lima - E.M. Cônego Getúlio (categoria poema)

Lian Saturnino da Silva - E.M. Major Augusto Porto (categoria poema)