Alunos do curso de Engenharia Elétrica do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), juntamente com o professor Tiago de Souza Teixeira, realizaram uma visita técnica a Sete Lagoas (MG). Na oportunidade, eles conheceram dois empreendimentos voltados para a pesquisa e exploração experimental de geração de energia elétrica através de painéis fotovoltaicos, ambos pertencentes à Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).
A primeira visita aconteceu na Universidade Corporativa da Cemig (UniverCemig) no final do mês passado, onde os alunos tiveram a oportunidade de assistir a duas palestras. A primeira, de caráter institucional, mostrou aos presentes o papel da universidade dentro do grupo Cemig e sua colaboração para a sociedade. Já na segunda, o instrutor técnico Francisco Souza falou sobre os trabalhos de pesquisa e desenvolvimento na área de geração de energia elétrica através de painéis fotovoltaicos, objetivo principal da visita.
Posteriormente, os alunos se deslocaram para a Usina Experimental Settesolar, fruto de uma parceria entre a Cemig e a empresa espanhola Solaria, onde puderam conhecer a maior usina da América Latina em seu segmento. Com planos para instalação de aproximadamente 16.000 módulos fotovoltaicos e potência instalada na ordem de 3.3 Mwp, a usina é capaz de atender a demanda energética de mais de 3mil casas. Com investimentos de cerca de R$ 25 milhões, a usina terá um dos centros de pesquisa mundialmente mais avançados e possibilitará estudos de alta complexidade sobre o tema.
Para o aluno do 1º período do curso de Engenharia Elétrica, Abner Calebe, a visita lhe proporcionou uma nova e ampla visão sobre o tema. Já Bruno Honório, também aluno do 1º período, conhecer a usina fotovoltaica da Cemig foi uma experiência gratificante.
Para o coordenador do curso, professor Fábio Brito, as visitas à universidade e à usina serviram para aproximar os alunos de um novo contexto de geração sustentável de energia elétrica.
No mês de maio, já está marcada uma visita ao Estádio Mineirão (Belo Horizonte), onde os alunos terão a oportunidade de conhecer o projeto Mineirão Solar, também da Cemig, onde mais de 6.000 módulos fotovoltaicos foram instalados e são capazes de atender 1.200 casas. É o primeiro estádio brasileiro com esta tecnologia e os alunos do UNIPAM serão os primeiros da região a visitá-lo.
Fonte: Ascom Unipam
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]