Enquanto os órgãos de saúde trabalham para eliminar os focos do aeds aegypti e frear o avanço da dengue em Patos de Minas, o Centro Universitário aposta em um repelente natural para evitar a doença. Extratos obtidos das folhas da Citronela espantam o mosquito transmissor da dengue.
A citronela é uma planta aromática que ficou bem conhecida por fornecer matéria-prima para a fabricação de repelentes contra mosquitos e borrachudos. Apenas cultivando a planta no jardim é possível usufruir desses benefícios. Neste caso, a Citronela deve ser plantada no caminho percorrido pelo vento, de forma que leve o aroma até o local de onde desejamos manter os mosquitos afastados.
A forma mais eficiente de aproveitar o poder repelente da planta, no entanto, depende de um pouco mais de trabalho, mas a receita é bem simples. Junte 200 gramas de folhas picadas de Citronela, 700 ml de álcool e 300 ml de água em vidro escuro. Deixe em repouso por 15 dias, agitando o recipiente diariamente.
Depois de pronta, a solução deverá ser diluída na proporção de três colheres para cada litro de água. Usando este preparado para fazer a limpeza de bancadas, parapeitos de janelas e pisos, o morador estará protegendo a casa toda do mosquito transmissor da dengue.
Uma outra forma de aproveitar o poder do repelente da planta é fazer um chá com as folhas da planta.
Alunos do Unipam Sênior aprendem a fazer desinfetante contra o mosquito da dengue
Usando este preparado para fazer a limpeza de bancadas, parapeitos de janelas e pisos, o morador estará protegendo toda a casa.
Para receber todas as notícias pelo WhatsApp!
Últimas
NOTÍCIAS
- 22/12/2025
- em Cidade
IPVA 2026 em Minas Gerais começa a vencer no dia 09 de fevereiro; veja tabela
- (10)
- COMPARTILHAR
- 22/12/2025
- em Cidade
Natal provoca aumento na movimentação da Rodoviária de Patos de Minas; saiba principais destinos
- (38)
- COMPARTILHAR
- 22/12/2025
- em Policiais
Filho é preso em flagrante por invadir casa da mãe e descumprir medida protetiva em Patos de Minas
- (1)
- COMPARTILHAR
- 22/12/2025
- em Cidade
Defesa Civil alerta para a possibilidade de tempestades até o natal em Patos de Minas
- (4)
- COMPARTILHAR
- 22/12/2025
- em Cidade
DER-MG restringe tráfego de veículos de grande porte nas rodovias estaduais durante o Natal e o Ano Novo
- (0)
- COMPARTILHAR
- 22/12/2025
- em Cidade
Copasa fica sem energia e pode deixar diversos bairros de Patos de Minas sem água
- (12)
- COMPARTILHAR
- 22/12/2025
- em Regionais
Polícia Militar desarticula grupo suspeito de tráfico e apreende arma de fogo no centro de Patrocínio
- (0)
- COMPARTILHAR
- 22/12/2025
- em Regionais
Polícia Militar é acionada para conter violência doméstica e prende homem armado em Patrocínio
- (0)
- COMPARTILHAR
- 22/12/2025
- em Regionais
Motorista perde o controle após ser ofuscado por farol e capota na MG410, em Presidente Olegário
- (5)
- COMPARTILHAR
- 20/12/2025
- em Regionais
Polícia Militar de Serra do Salitre chega à 34ª prisão no ano e intensifica combate ao tráfico de drogas
- (1)
- COMPARTILHAR
- 19/12/2025
- em Regionais
Assaltante armado invade loja, rende vítimas e foge levando diversos celulares; veja o vídeo
- (57)
- COMPARTILHAR
- 19/12/2025
- em Regionais
Caminhão apresenta falha mecânica e semirreboque carregado com soja tomba na MG410
- (0)
- COMPARTILHAR
- 22/12/2025
- em Gerais
Câmara cancela passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro e Ramagem
- (1)
- COMPARTILHAR
- 22/12/2025
- em Gerais
Arrecadação federal bate recorde de R$ 226,75 bilhões em novembro
- (1)
- COMPARTILHAR
- 22/12/2025
- em Gerais
Pelo 2º ano, Helena lidera ranking de nomes registrados; veja a lista
- (0)
- COMPARTILHAR
- 22/12/2025
- em Gerais
Alimentos da agricultura familiar abastecem a cesta do Natal sem Fome
- (0)
- COMPARTILHAR