Um a um os garotos que possuem de 09 a 16 anos foram chamados para receber seu certificado. A sensação de vitória ficou estampada no rosto de cada aluno. Aqueles que se destacaram ainda receberam prêmios pelo bom desempenho. Familiares e amigos ficaram orgulhosos ao verem a conquista dos filhos.
Durante os meses do curso, os alunos que são estudantes de escolas públicas e de baixa renda passaram por diversas atividades teóricas e práticas. Os instrutores do Corpo de Bombeiros os ensinaram questões relativas a prevenção e combate a incêndio, primeiros socorros, prevenção de acidentes no lar, prevenção de acidentes no trânsito e entre outros.
O coordenador de execução do projeto, Sargento Dias, contou que eles também passaram por atividades práticas. Aulas de natação, práticas esportivas e noções de salvamento foram ensinadas para os garotos que ainda puderam passar dois dias e uma noite acampados em uma fazenda na BR 365. Lá, eles puderam se divertir e ainda adquiriram novas experiências.
De acordo com os coordenadores do projeto, a intenção é levar às crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social atividades socioeducativas de orientações e assistência para que eles possam ter uma conduta positiva junto à sociedade.
O projeto também tem o papel de prevenir a criminalidade e o uso de drogas. Durante o curso, os bombeiros transmitem conhecimentos na área de convívio social e despertam consciência coletiva de preservação do meio ambiente, noções de saúde e de higiene, educação no trânsito, drogas e seus malefícios, cidadania, civismo e atividades recreativas.
Os alunos que participam do curso recebem todo o material didático que é fornecido gratuitamente e saem com conhecimentos que vão lhes servir para toda a vida. Após a entrega dos diplomas pelas autoridades, os quase cem estudantes e familiares puderam se confraternizar no Salão de Festa da DB.
Os coordenadores do programa agradeceram os patrocinadores que sempre têm apoiado o Corpo de Bombeiros: DB - AGRICULTURA E PECUÁRIA, SEST SENAT E PREFEITURA MUNICIPAL. "Os projetos só se tornaram possíveis por causa deles", ressaltaram.
Autor: Farley Rocha
[[ comentario.apelido ]]
[[ comentario.data ]][[ comentario.texto ]]
Comentário removido pelos usuários
[[ resposta.apelido ]]
[[ resposta.data ]][[ resposta.texto ]]