Alunos de Areado e Posses do Chumbo, zona rural de Patos de Minas, tiveram um sábado letivo diferente. No dia 20 de maio, eles conheceram a Aldeia Indígena "Xucuru Kariri Renascer Wakonã", localizada no município de Presidente Olegário, na região adjacente às comunidades de Galena e Andrequicé. A visita aconteceu dentro do projeto institucional "Convivendo com as Diferenças", que a escola desenvolve.

O evento foi realizado pela direção, funcionários e alunos da Escola Municipal Gino André Barbosa e também da Escola Municipal "Major Augusto Porto" e Escola Estadual "Arlindo Porto", contando ainda com a parceria e colaboração da SEMED. A Aldeia é liderada pela Cacica Giselma Ferreira de Brito e conta com um conjunto de mais de 80 indígenas. A visita contou com a participação de 240 alunos com faixa etária entre 4 e 17 anos de idade e 60 funcionários.

Para a equipe diretiva, o evento foi um momento pedagógico, mas também cultural, uma vez que as crianças, alunos das escolas, puderam conhecer mais sobre a história dos Povos Indígenas, suas lutas, dificuldades e conquistas, consequentemente tiveram oportunidade de vivenciar um pouco dessa cultura, participando de jogos, danças, assim como fazer pinturas no corpo e comprarem artesanatos produzidos na aldeia.

A Cacica Giselma e seu povo receberam a todos com alegria e ficou notório o carinho dos indígenas com a comunidade escolar. Todos ficaram encantados com a hospitalidade. Para a Cacica: "além de um momento cultural, a visita possibilitou a quebra de estereótipos e é oportunidade para que todos possam respeitar e se reconhecer como um descendente indígena - o qual todos nós somos. Reforçou ainda sobre a incansável luta de seu povo pelo direito ao território, ao respeito e à dignidade."

A direção e professores consideraram que o sábado letivo foi um sucesso e agradeceram à Cacica Giselma e à Aldeia Xucuru Kariri pela acolhida e oportunidade de vivenciar momentos significativos da cultura indígena.