Dois trabalhos de alunos do IFTM Patos de Minas foram finalistas na Feira Brasileira de Jovens Cientistas 2022. O projeto sobre a “Destruição de Reputações e as Redes Sociais” chegou a ser premiado na Feira. O trabalho sobre “Lixo Eletrônico” também teve participação destacada. A final aconteceu nesse domingo (26). O professor dos estudantes ressaltou a importância deste tipo de evento para os alunos e para a sociedade.

O evento nacional busca estimular a produção científica brasileira e criar uma rede de jovens cientistas. O professor Luis Fernando Tosta Barbato orientou os dois trabalhos finalistas, sendo eles "A Destruição de Reputações e as Redes Sociais: uma análise da Banalidade do Mal a partir do filme Rede de Ódio" e o "O Lixo Eletrônico e seus impactos ambientais: em busca de uma solução interdisciplinar para o problema".

O primeiro foi realizado pelo aluno Gabriel Araújo de Sá Peres, que buscava entender como as redes sociais criaram um ambiente propício para ações perversas e que acabam por diluir a responsabilidade moral daqueles que executam, buscando relações com as teorias da filósofa alemã Hannah Arendt. Ele foi premiado na categoria Prêmio Loja Virtual da FBJC, sendo agraciado com certificado. Já o segundo projeto foi realizado pelas alunas Letícia Alves Braga, Ana Cecília Vieira Caixeta, Kamilly Aparecida Silva, que busca trabalhar a questão do lixo eletrônico na cidade e encontrar soluções para minimizar seus impactos para o meio-ambiente e para a saúde humana.

Segundo o professor Luis Fernando, a participação de alunos nessas feiras é muito importante, pois os inserem, desde o Ensino Médio, nas práticas acadêmicas, desenvolvendo precocemente habilidades que serão muito úteis no futuro, tais como as de redação científica e as de expressão e comunicação. No mais, a participação traz visibilidade às pesquisas realizadas no campus, sendo um espaço muito importante para divulgar, em nível federal, a qualidade das pesquisas realizadas no IFTM, Patos de Minas, e o quanto os alunos são bem preparados no que toca à pesquisa. Ainda, ressaltou que a participação, e a premiação desses alunos, gera toda uma cadeia positiva de outros alunos interessados em pesquisa no campus, o que fortalece ainda mais esse elemento tão importante para a formação do aluno e desenvolvimento social e econômico regional.

Ainda segundo o professor, a classificação dos projetos para a final e a premiação de um deles reflete a qualidade da pesquisa realizada dentro do IFTM de Patos de Minas e ajuda a projetar nacionalmente a qualidade da pesquisa realizada não só no Instituto, mas na própria cidade, ajudando a ressaltar sua importância enquanto polo educacional.