Alunos do curso técnico de segurança pública da Polícia Militar estão testando suas aptidões para combater a criminalidade na mais dura prova de resistência de toda a preparação. É a Jornada Policial Rural que exige força, técnica e determinação dos candidatos a policiais militares. A prova de fogo começou na quinta-feira (23) e só termina no final da tarde desta sexta-feira (24).

A Jornada Policial Rural está sendo realizada na Granja Barreiro, na comunidade de Baixadinha. Os 83 soldados alunos iniciam a prova por uma marcha a pé de 6 quilômetros. Durante 24 horas, eles vão receber instruções e técnicas de combate à criminalidade em situações de extremo desgaste. As técnicas de meio rural são muito usadas em perseguições de bandidos, geralmente de alta periculosidade.

Durante a Jornada, os policiais também fazem exercícios com arma de fogo e testam a pontaria. Mas o que mais chama a atenção neste tipo de atividade é a exigência da parte física. Os alunos costumam voltar da jornada muito diferentes de quanto saíram, com o corpo completamente coberto pelo barro e desfigurado pelo cansaço.

Para os instrutores do curso técnico de segurança pública, este tipo de atividade é importante para preparar os alunos para a aplicação dos conhecimentos em atividades de caráter policial e militar. Os 83 futuros policiais militares, 11 deles mulheres, vão concluir o curso em abril do ano que vem.