A partir desta semana, o Hospital Regional Antônio Dias passa a funcionar de vez como um Hospital-Escola. Os alunos do curso de medicina do Centro Universitário de Patos de Minas iniciam nesta segunda-feira (06) os estágios supervisionados na entidade. Além de contribuir com a formação dos futuros médicos, o convênio vai permitir uma melhora no atendimento à população.

De acordo com o pró-reitor de ensino, pesquisa e extensão do Unipam, Fagner Oliveira, neste primeiro momento 57 alunos do 9º período do curso de medicina vão fazer estágios nas dependências do Hospital Regional. Supervisionados por professores e médicos, eles poderão iniciar os contatos com os pacientes. A partir do ano que vem, com a faculdade de medicina chegando no 6º ano, o número de estagiários vai dobrar.

O Hospital Regional Antônio Dias é referência em urgência e emergência. Casos de traumas, ortopedia e maternidade de toda a região são encaminhados para lá. A presença dos estagiários de medicina vai contribuir com uma melhora no atendimento. Além de por em prática o que aprenderam em sala de aula, os alunos vão cobrar o atendimento de melhor qualidade para os pacientes.

O Hospital Regional Antônio Dias possui certificado de qualidade internacional. Estudantes de outras áreas da saúde já realizam estágios no local. Com a entrada dos estudantes de medicina, o Hospital poderá pedir credenciamento para funcionar como Hospital-Ensino.

Autor: Maurício Rocha