Os estudantes posaram para fotos em frente às pinturas.

A visita ao terminal rodoviário aconteceu durante essa semana e foi uma verdadeira aula sobre a cultura patense. Os alunos da Escola Municipal Delfim Moreira, na comunidade de Lanhosos, vieram até a cidade e conseguiram mais informações para redigirem um texto literário. Eles vão escrever um conto para o Projeto: “Estudante faz arte; é Fenamilho”.

De acordo com a Professora de Português, Renata Freitas, a intenção da visita é oferecer informações para que os alunos do 9º ano do ensino fundamental possam redigir um conto para o projeto. Para isso, além de poderem apreciar as telas pintadas no ano de 1980, eles tiveram uma verdadeira aula sobre as obras que retratam tão bem a cultura do povo patense.

Uma das artistas que participou da pintura das telas, Marialda Coury, foi quem explicou um pouco mais sobre as telas. Ela falou detalhadamente para os alunos sobre cada obra. Sendo um dos produtos mais importantes da cidade, o milho não podia faltar. Os estudantes ainda puderam conhecer a coordenadora do projeto Selma Helena Marques.

O objetivo do Projeto é mobilizar os estudantes a conhecerem a história do Município e da Festa Nacional do Milho. Com os trabalhos apresentados pelos estudantes, será lançada a 9º edição do livro “Estudante faz arte: é Fenamilho!”. Cerca de 600 exemplares serão repassados gratuitamente para as instituições, professores e alunos premiados.

Só em 2013, ano da última edição do Projeto, foram inscritos 698 trabalhos por diretores de 48 escolas de Patos de Minas.

Autor: Farey Rocha