Os alunos da Universidade Federal de Uberlândia apresentaram uma metodologia diferente da utilizada no ensino de computação.
Os alunos da Universidade Federal de Uberlândia, Luis Fernando de Oliveira e Vinícius Miranda de Sousa, sob orientação do prof. Laurence Rodrigues do Amaral e Vilmondes Ribeiro Silva, apresentaram uma metodologia diferente da utilizada no ensino de computação. Para levar mais diversão para as salas de aula, eles usaram o ambiente Robocode para ensino de algoritmos e linguagens de programação.

Sabendo da escassez de mão de obra nessa área atualmente e do desestímulo de muitos que ingressam em cursos da área da computação, a intenção do trabalho foi mostrar uma nova metodologia no ensino para incentivar os estudantes, antes mesmo de eles entrarem nos cursos de graduação, a estudarem informática.

O Robocode, sistema utilizado na apresentação, foi desenvolvido pela AlphaWorks, divisão esta pertencente à IBM, com o objetivo de divulgar novas tecnologias de desenvolvimento. O Robocode é um ambiente de simulação de batalha entre robôs, fácil de usar e que roda em qualquer plataforma que suporte Java 2.


O principal objetivo é utilizar as classes bases disponíveis pelo ambiente na criação do seu próprio robô e colocá-lo em batalha com outros robôs criados por outros desenvolvedores. “Esta aprendizagem, por meio da investigação, desenvolve o senso crítico dos envolvidos, estimulando a busca pelo conhecimento e estimula a competição”, explica o trabalho.

Um torneio entre equipes foi programado para praticar o desenvolvimento das habilidades sobre algoritmos e linguagens de programação. O trabalho teve também a intenção de mostrar um novo método de ensino para que a computação pudesse ser inserida precocemente na vida dos estudantes em geral.

Autor: Farley Rocha