Não é de hoje que se discute a manutenção do espelho d’água da Lagoa Grande. Embora seja natural, a represa possui fissuras e não consegue se manter ao longo do ano. Para que a lagoa não fique seca, a Copasa destina grande quantidade de água diariamente. Mas segundo o ambientalista, Ivanildo Alves, a água destinada pela Companhia contém impurezas.

Em vídeo gravado nessa segunda-feira (16), Ivanildo mostra o processo de abastecimento da Lagoa Grande e afirma que a água destinada pela Copasa é a mesma utilizada para lavar os filtros da companhia e chega ao local com muitas impurezas. O ambientalista chega a citar o sulfato de alumínio.

Quando precisou passar por um longo e desgastante processo de desassoreamento, a Lagoa Grande tinha como principal problema, exatamente, a região onde se encontra a tubulação usada pela Copasa. A empresa contratada pela Prefeitura teve que usar máquinas e caminhões para fazer a retirada dos resíduos acumulados ao longo dos anos.

Segundo Ivanildo, se nada for feito e a Copasa continuar despejando água com resíduos na Lagoa Grande, em breve, a Prefeitura terá novo trabalho para fazer o desassoreamento. Ele também cobrou mais cuidado dos visitantes com o cartão postal de Patos de Minas. Muito lixo pode ser visto dentro e nos arredores da represa.

O Patos Hoje fez contato com a assessoria de comunicação da Copasa para saber como é feita manutenção do espelho d’água da Lagoa Grande e se realmente existe algum tipo de contaminação na água e recebeu o seguinte posicionamento:

"A Copasa informa que a água enviada para a Lagoa Grande, em Patos de Minas, é decantada e não é decorrente da limpeza dos filtros. Além disso, não possui substâncias que possam prejudicar a vida ou o meio ambiente. A empresa ressalta que, restos de comida e lixo, jogados indevidamente no cartão postal da cidade, é que podem afetar o ecossistema local. A Companhia esclarece ainda que o ponto turístico é um lago artificial, e que sem o abastecimento por parte da Companhia, o espelho d’água pode vir a secar. A empresa destaca que está de portas abertas para receber a população e explicar como é feito o tratamento de água e de esgoto. Aqueles que tiverem o interesse, podem entrar em contato por meio do telefone (34) 3823-3263 e agendar uma visita ."