O intuito do curso é de capacitar os futuros profissionais que irão atuar nas ruas da cidade.

Desde o início do mês, candidatos a Agentes de Trânsito participam de um curso de formação oferecido pela Prefeitura de Patos de Minas, em parceira com a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG). O intuito do curso é de capacitar os futuros profissionais que irão atuar nas ruas da cidade.

Segundo o Secretário Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade, Roberto Carlos de Campos, os futuros agentes estão na fase final do curso teórico. “Eles estão tomando conhecimento sobre as normas de circulação, as infrações de trânsito, a maneira de atuar em cada caso referente às leis, conhecendo seus deveres como agentes e o seu papel educativo”, conta Roberto Carlos.

Durante essa e a próxima semana, os agentes farão aulas práticas, junto com ações da Polícia Militar. “Eles serão deslocados para regiões da cidade e irão acompanhar blitz, abordagens e a atuação dos policiais militares no que concerne à fiscalização e orientação de trânsito”, explica o secretário esclarecendo, ainda, que a atuação dos agentes será em todo o perímetro urbano de Patos de Minas. “Para as vias que contemplam escolas públicas e particulares ao longo de seu trecho, os agentes terão maior atuação devido o alto índice de engarrafamento e paradas em filas duplas registrados durante a saída dos alunos”, ressalta Campos.

Para que os agentes coloquem em prática o que vem sendo aprendido em sala de aula, eles também terão simulações em cruzamentos, já antecipando possíveis problemas de tráfego, caso algum semáforo da cidade apresente problemas em seu funcionamento.

O Secretário de Trânsito ressalta a importância da formação dos agentes. “Em Patos de Minas há pouco efetivo de policiais disponibilizados para uma atuação mais efetiva no trânsito e, como consequência disso, tem sido constante presenciar o excesso de infrações cometidas na cidade como estacionar em local proibido, passar pelo sinal vermelho, diversos motoristas inabilitados e desrespeito às vagas para idosos e deficientes, que estão sendo ocupadas por pessoas que não pertencem a esse grupo. Além disso, há as normas para carga e descarga que muitas vezes estão sendo descumpridas, inclusive com estacionamento nestes locais e descarga em fila dupla.

De um total de 32 candidatos a agente de trânsito convocados, 14 compareceram para a realização da formação, que é etapa decisiva para o cargo, ainda aconteceram, ao longo do processo, duas desistências. Ao final do curso, se aprovados, eles poderão ser conduzidos ao cargo de agentes.

Fonte: Ascom Prefeitura Municipal de Patos de Minas