O Simpósio Justiça na Escola no Centro de Convenções do UNIPAM terminou nesta terça-feira (18) com mais 3 palestras. Voltado para profissionais da educação, o evento reuniu centenas de profissionais de toda a região de Patos de Minas. A intenção foi levar mais conhecimento aos profissionais para que possam atuar melhor com os estudantes.

O segundo dia começou com homenagens feita pelos juízes de direito Serlon Santos, Vinícius de Ávila Leite e Solange de Borga Reimberg aos voluntários que contribuíram para a realização do evento. Em seguida, veio a palestra do presidente internacional do Infância Protegida, Washington de Sá. Ele palestrou sobre Violências, leis, sinais e sintomas e o papel da educação na garantia dos direitos. Conceitos importantes exemplificados com casos que chocaram o Brasil foram tratados no evento.

Washington falou primeiro sobre a importância de se proteger as crianças, já que situações de abandono, ausência, falta de ensino, falta de modelo, abusos, de violência e outros, nessa fase, podem destruir o futuro delas. Ele destacou também que a violência física não é a melhor forma de se educar, podendo criar traumas, inclusive gerando mais violência.


Com relação aos abusos sexuais, o especialista explicou que adultos não podem sentir atrações sexuais por crianças e adolescentes, o que configura a parafilia que é uma doença ou, quando ele realmente se envolve com meninos e meninas, ficando constatada a pedofilia que é crime. No primeiro caso, o homem ou a mulher devem procurar ajuda profissional porque é um comportamento considerado doentio. No segundo, as pessoas e autoridades devem denunciar para o Conselho Tutelar, Delegacia Especializada ou no disk 100, mesmo que seja apenas uma suspeita, já que é um delito altamente reprovável na sociedade e que causa muitos traumas.

Também palestraram nesta terça, o psicólogo clínico Mizael Silva, que falou sobre “depressão e automutilação Infantojuvenil- Causas e Intervenções”, e a psicopedagoga Noemi Mendes Alves Lemes que tratou do tema “desafios da educação na atualidade, reflexões e ressignificações”.

O agente de saúde, Renato Silva de Oliveira, da cidade de Lagamar, falou com o Patos Hoje e ressaltou a importância de se agregar mais conhecimento para uma melhor atuação. Ele parabenizou os organizadores do Simpósio Justiça na Escola. O programa deve ser implantado em Patos de Minas e nas cidades da região nos próximos dias. A intenção é disseminar o conhecimento e a prática jurídica para que os profissionais possam aplicá-los nas escolas, o que deve resultar em grandes ganhos para a comunidade.