Resolver o problema dos menores infratores em Patos de Minas é, hoje, um dos desafios das autoridades do município. A cidade não possui um local adequado para aplicação de medidas sócioeducativas em adolescentes e eles aproveitam da situação.

De ontem para hoje, só a Polícia Militar registrou três ocorrências envolvendo menores de idade. No bairro Alto Caiçaras, dois adolescentes de 17 anos foram apreendidos tentando furtar materiais em uma residência. A vizinha flagrou a ação dos menores e acionou a Polícia Militar.

Por volta de 20h, na rua Gabriel Pereira, uma garota de 15 anos brigou com o namorado de 23 anos e quebrou diversos objetos na residência dele. Não satisfeita, a adolescente armou-se com uma faca e desferiu um golpe no tórax do rapaz. A garota foi apreendida, juntamente com a faca, e conduzida para a Delegacia de Polícia.

Na madruga de hoje, três adolescentes, aparentando entre 14 e 17 anos, chegaram a um Posto de Combustível localizado no distrito Industrial e, armados de revólver, renderam os funcionários e roubaram a quantia de R$ 300,00 do caixa. Eles ainda levaram cigarros e isqueiros. Os infratores fugiram em bicicletas e não foram localizados.

Os menores apreendidos foram liberados. A Carceragem da Delegacia de Furtos e Roubos já está com 13 adolescentes apreendidos onde deveria ter apenas seis. A criação da Fundação Vem Ser é a esperança de resolver de vez o problema.

O Show Solidário que será realizado neste sábado (06) terá a renda revertida para a construção da sede da Fundação Vem Ser que será também uma casa de apoio para a recuperação de menores infratores. O trabalho é coordenado pelo juiz da Vara da Infância e Juventude, Joamar Gomes Nunes Vieira.