O Sebrae Minas, a Rede Coop e a Agência para o Desenvolvimento de Patos de Minas – Adesp – promoveram um encontro com pré-candidatos na noite dessa segunda-feira (15), para apresentarem a Agenda de Ações Estratégias - Patos 2030. O documento contém as ações  prioritárias para o município para os próximos seis anos.

O plano de ações foi definido pela sociedade civil organizada, após encontros e workshops públicos realizados em 2023 e 2024, com a participação de mais de 230 lideranças da sociedade. Tendo como diretrizes o planejamento do futuro da cidade, a Agenda do Patos 2030 propõe ações em setores como saúde, educação, cultura, turismo, meio ambiente, inovação, ambiente de negócios, planejamento urbano, agropecuária, gestão pública e desenvolvimento social.

O presidente da Adesp Vinícius Barrinha explicou que a Agenda de Ações Estratégicas poderá nortear os pré-candidatos para a elaboração de seus planos de governo. Para o presidente da Rede Coop, Vasco Praça Filho, esta iniciativa é importante para o planejamento da cidade. “O Brasil erra muito quando gasta pouco tempo com planejamento e mais na execução. Se você fizer, por exemplo, igual aos japoneses que planejam bastante, você tem um sucesso maior”, explicou ele.


“Como é a cidade que a gente gostaria de ter?  É evidente que a régua é sempre mais alta do que onde a gente está. Isso vai acontecer em todos os lugares. A questão é saber o que é viável, o que é possível, dentro deste horizonte e tempo. Esse exercício foi feito por todas essas lideranças no sentido de propor aos pré-candidatos uma proposta viável, factível, para que a cidade avance, melhore e seja um lugar adequado pra gente deixar para os nossos filhos e nosso netos”, conclui Silvio Barros, que foi quem coordenador o trabalho de elaboração da Agenda.

Dezenas de pré-candidatos que se inscreveram para participar do encontro realizado em um dos auditórios do Unipam e puderam conhecer a Agenda de Ações Estratégicas e de forma detalhada. Assim que forem definidas as candidaturas, eles receberão um documento por meio físico e poderão incluir os anseios da população em seus planos de governo.