Carreata, blitz educativa, mutirão de limpeza, essas são algumas das ações de combate ao Aedes Aegypti programadas para este sábado (24). O mosquito é o transmissor da dengue, zika e chikungunya e tem feito muitas vítimas neste início de ano.

A mobilização acontece em Patos de Minas e em outras 20 cidades da região.  Por aqui, o trabalho começou cedo, com uma carreata saindo da Orla da Lagoa Grande e percorrendo algumas das principais ruas da cidade. O objetivo é a conscientização da população.

A grande maioria dos focos do mosquito está dentro das residências, em vasos de planta, bebedouros de animais e reservatórios de água.  Se cada um fizer a sua parte, mantendo os quintais limpos, livres de objetos que acumulam água, o mosquito não terá como se proliferar.

A situação mais grave na região é em Patos de Minas. Dados apresentados nessa sexta-feira (23) mostram que a cidade já está com mais de 2.800 casos notificados somente nesse início de ano. Para se ter uma ideia, esse número é mais que o triplo do registrado no mesmo período do ano passado.

Com o avanço da doença, além do trabalho dos agentes de endemias, que vão de casa em casa, eliminando criadouros e da aplicação de fumacê, a Prefeitura também vai abrir um centro exclusivo para atendimento de pacientes com dengue. O local está sendo preparado para funcionar na rua Vereador João Pacheco, atrás do Cemitério de Santa Cruz.