O curso de Direito do Unipam irá realizar, em parceria com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania - Cejusc, mais uma etapa do programa Pai Presente em Patos de Minas. A ação tem como finalidade auxiliar no reconhecimento de paternidade, ainda que tardio, sem a necessidade de advogados e completamente gratuito. Na oportunidade, também serão realizados testes de DNA em comum acordo com a mãe e o suposto pai da criança ou adolescente.

O programa Pai Presente acontecerá na 13ª Mostra de Ações e Responsabilidade Social do Unipam, que acontecerá na orla da Lagoa Grande nesse próximo Sábado (22). De acordo com o Juiz de Direito, Joamar Gomes Vieira Nunes, é fundamental que o filho cresça com a presença do pai, mas, nem sempre, a realidade é desse jeito. Segundo ele, mais de 120 pessoas já foram ajudadas pelo programa só no ano passado.

“Nós já fizemos um mutirão em outras oportunidades onde pudemos auxiliar mais de 120 pessoas aqui em Patos de Minas e na região. Esse ano, em parceria com o Unipam, nossa expectativa é de que ainda mais pessoas possam ter o nome do pai em seus documentos”. De acordo com o Coordenador do Núcleo Jurídico do Unipam, Alexandre Máximo, serão disponibilizados testes de DNA para que a paternidade seja comprovada e assim o filho e o pai possam usufruir de seus direitos enquanto família.

Ele explica que o reconhecimento da paternidade permite que o genitor possa ter vários direitos como o da visita e permite que o filho também seja beneficiário da pensão alimentícia e herança. Além disso, o curso de Direito do Centro Universitário de Patos de Minas irá disponibilizar urnas eletrônicas para que a população possa simular uma votação, já que estamos em ano de eleição, e serão distribuídas cartilhas contendo assuntos de direito à saúde, direito do consumidor e várias outros benefícios que o cidadão tem direito e às vezes não sabe.

A mostra de responsabilidade social do Unipam acontece nesse próximo Sábado de 08h00 às 12h00 na orla da Lagoa Grande em Patos de Minas. Os interessados no reconhecimento de paternidade deverão levar documentos pessoais de todos os envolvidos e comprovante de endereço.