Um grande número de pessoas lotaram os Postos de Saúde nesta segunda-feira (25).

A Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas abriu na manhã desta segunda-feira (25) a Campanha de Vacinação contra a Gripe. No entanto, o trabalho inicial, prevendo o alcance de parte da população, gerou muita fila e princípio de confusão. A campanha teve o início antecipado em Patos de Minas devido ao grande número de casos da doença.

O trabalho de imunização da população foi antecipado em decorrência do grande número de casos, principalmente de H1N1. Cerca de 35 mil doses da vacina contra a Gripe serão disponibilizadas para imunizar o público alvo durante a campanha em Patos de Minas. Elas estão disponíveis nas 18 unidades de saúde espalhadas pelo perímetro urbano e 4 postos de saúde da zona rural. A unidade de saúde localizada na FPM na rua Major Gote vai oferecer a vacina a partir desta terça-feira (26).

A Campanha de vacinação aberta hoje na rede pública vai até o dia 20 de maio. A imunização nas unidades de saúde será feita no período de 8h às 16h. A meta é vacinar pelo menos 80% do público alvo da campanha, que são trabalhadores em saúde, grávidas, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças de seis meses a 4 anos, idosos acima de 60 anos, pessoas com doenças crônicas e pessoas privadas de liberdade.

A secretaria de saúde salientou que o Dia D de Vacinação vai acontecer no próximo sábado (30) quando começará oficialmente a campanha em todo o território nacional. A campanha se estenderá até o dia 20 de maio, não sendo portanto necessária a busca imediata para os postos de saúde.

Quem não tem direito a vacina na rede pública pode encontrar a vacina contra a gripe nas unidades particulares. No Laboratório Carlos Chagas, na Rua Major Gote, as pessoas já podem encontrar a vacina tetravalente que imuniza contra um vírus a mais do que a oferecida pela campanha nacional. A questão é que os interessados devem verificar a disponibilidade. O telefone é (34) 3818 6800.

Mariah Figueiredo, da Secretaria de Saúde, orientou as pessoas a continuarem tomando os devidos cuidados para evitar as doenças. Higienizar as mãos, tomar bastante líquido, evitar locais fechados com aglomerações de pessoas, restringir apertos de mãos e beijos nos rostos são algumas das orientações para evitar as gripes.

População a ser vacinada:

- Trabalhadores da saúde

Meta – vacinar 2.710 trabalhadores da saúde.

- Grávidas em qualquer período de gestação.

Meta: vacinar 1.382 gestantes.

-Puérperas (até 45 dias após o parto).

Meta: vacinar 227 puérperas.

- Crianças de 06 meses até menores de 02 anos.

Meta a vacinar: 2.763 crianças.

- Crianças de 02 a 04 anos.

Meta a vacinar: 4.916 crianças.

- Idosos acima de 60 anos.

Meta: vacinar 16.778 pessoas com 60 anos ou mais.

- Pessoas com comorbidades.

Meta: vacinar 5.698 pessoas.

- Pessoas privadas de liberdade (população carcerária)

Meta: vacinar 475 pessoas.

Autor: Maurício Rocha