O PIBIC é um programa de bolsa de iniciação científica, instituído com o objetivo de incentivar a pesquisa no âmbito do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM).
Em sua 10ª edição, ele irá disponibilizar em 2009, 32 (trinta e duas) bolsas no valor de R$227,00 (duzentos e vinte e sete reais), concedidas através de desconto na mensalidade, para alunos que desenvolvam projetos de iniciação científica.
De acordo com a coordenadora do NIPE, professora Adriana de Lanna Malta Tredezini, as 32 bolsas são distribuídas através de uma análise criteriosa dos projetos apresentados, sendo a ordem de classificação definida pela nota obtida.
“O UNIPAM também oferece ao aluno e ao seu orientador a oportunidade de desenvolver o projeto de forma voluntária. Tanto a pesquisa dos voluntários quanto a dos bolsistas recebe certificação”, explica. Ela acrescenta que para o aluno, essa certificação vale como horas de extensão, de acordo com a caderneta de cada curso, podendo chegar até 90 horas; e para o professor a orientação de trabalhos de iniciação científica é um item enriquecedor em seu currículo, visto que cada vez mais os profissionais engajados com a pesquisa têm sido valorizados.
E ainda, aqueles professores que já tenham orientandos de TCC ou Monografia podem inscrever-se para o PIBIC com o mesmo tema desses, transformando o programa numa forma de divulgar projetos que, muitas vezes, depois de apresentados não têm a devida divulgação e/ou valorização. “Ao inscrevê-lo no PIBIC, dá-se o primeiro passo para que este, depois de desenvolvido e avaliado, seja publicado na Revista Eletrônica do UNIPAM (Perquirere), a qual foi criada com o fim primeiro de divulgar os trabalhos de iniciação científica aqui desenvolvidos”, concluiu
Inscrições: 12 de fevereiro a 12 de março de 2009.
Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão (NIPE)
Informações: (34) 3823 0320
Os projetos deverão ser rigorosamente preparados em conformidade com o edital. Acesse www.unipam.edu.br e retire seu edital.
Abertas as inscrições para o X Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica
Em sua 10ª edição, ele irá disponibilizar em 2009, 32 (trinta e duas) bolsas no valor de R$227,00.
Para receber todas as notícias pelo WhatsApp!
Últimas
NOTÍCIAS
- 20/04/2026
- em Cidade
Após 14 horas de angústia, bombeiros resgatam gatinho de estimação que ficou preso em cano
- (37)
- COMPARTILHAR
- 20/04/2026
- em Esportes
André Caixeta é campeão brasileiro de bumerangue pela 11ª vez; Felipe Takao ficou em 3º
- (18)
- COMPARTILHAR
- 20/04/2026
- em Cidade
Cartório Eleitoral faz plantão em Patos de Minas nos finais de semana e feriado; prazo final é 6 de maio
- (7)
- COMPARTILHAR
- 20/04/2026
- em Cidade
Servidor público condenado por abusar sexualmente de crianças é preso em São Gonçalo do Abaeté
- (24)
- COMPARTILHAR
- 20/04/2026
- em Cidade
Tragédia em Varjão de Minas: criança de 1 ano e três meses morre afogada em piscina de sítio
- (53)
- COMPARTILHAR
- 20/04/2026
- em Cidade
Sem acordo, comércio de Patos de Minas deve permanecer fechado neste feriado; saiba o que abre e fecha
- (15)
- COMPARTILHAR
- 17/04/2026
- em Regionais
Motorista é indiciado pela polícia por atropelar cachorro e não prestar socorro em Araxá
- (54)
- COMPARTILHAR
- 16/04/2026
- em Regionais
Homem é indiciado por agredir, ameaçar e manter companheiro em cárcere privado em Rio Paranaíba
- (2)
- COMPARTILHAR
- 16/04/2026
- em Regionais
Homem de 51 anos é preso por pular muro e furtar calcinha da vizinha em Patrocínio
- (114)
- COMPARTILHAR
- 15/04/2026
- em Regionais
PC indicia Copasa por crime ambiental após vazamento de esgoto em área de preservação em Araxá
- (3)
- COMPARTILHAR
- 15/04/2026
- em Regionais
PM Ambiental resgata veado com ferimentos em fazenda de Presidente Olegário
- (109)
- COMPARTILHAR
- 14/04/2026
- em Regionais
Bitrem carregado de soja tomba na MG 188 após motorista tentar evitar batida frontal com rodotrem
- (2)
- COMPARTILHAR
- 17/04/2026
- em Gerais
Brasil e Espanha assinam acordos sobre big techs e tecnologia digital
- (0)
- COMPARTILHAR
- 16/04/2026
- em Gerais
IA acelera desinformação e ameaça democracias, alerta pesquisa
- (1)
- COMPARTILHAR