Os moradores das Chácaras Pôr do Sol estão enfrentando um grande problema com animais abandonados. Moradores de Patos de Minas têm levado cães em sacos até o local e os abandonado ao relento. Na rua, os animais contam com a solidariedade de moradores para conseguirem sobreviver, mas a situação está ficando insustentável.
O Patos Hoje conversou com Gilmar Constantino nesta segunda-feira (17). Ele contou que há muitos cachorros em sua porta. Por último, ele disse que uma cadela, com 6 filhotes recém-nascidos, foi abandonada no local. Com dó, ele acabou improvisando um abrigo e comprando ração para alimentá-los. “Está um caos. Eles chegam de carro ou até de moto e os abandonam”, disse.
Ele contou que procurou a ASPAA- Associação de Proteção Animal e Ambiental de Patos de Minas-, mas não teve sucesso. “A gente entende que eles não conseguem resolver tudo”, ponderou. Gilmar pediu apoio das autoridades para saber o que pode ser feito e que os moradores parem de abandonar os animais. Moradores de outros bairros mais novos também relatam problemas parecidos.
A Prefeitura Municipal de Patos de Minas vem implementando a microchipagem dos cães e gatos para cadastro e identificação dos animais e assim facilitar a identificação e seus tutores em casos, por exemplo, de abandonos e ataques. No entanto, os abandonos continuam acontecendo. O Patos Hoje entrou em contato com a Prefeitura e recebeu o seguinte posicionamento:
De acordo com Geize Soares, Coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental, a Prefeitura vem adotando ações de manejo populacional de cães e gatos no município de Patos de Minas, como:
- Implantação do controle reprodutivo de cães e gatos por meio do convênio firmado entre Prefeitura e ASPAA. De outubro 2019 a Março de 2023 foram castrados 7.508 animais.
- Registro e identificação por meio de microchipagem em 2.485 cães e gatos (mai/ 2022 a mar/ 2023)
- Promoção do controle de acesso aos recursos essenciais (água e alimento) com orientação aos cuidadores de animais (ASPAA e cuidadores independentes).
- Promoção de adoção responsável de animais em situação de abandono.
- Fiscalização da criação e venda de cães e gatos.
- Promoção de vistorias e fiscalizações em relatos de maus-tratos.
Identificação de pessoas em situação de acumulação de animais – Síndrome de Noé.
Além disso, a Prefeitura está implementado o Conselho Municipal de Proteção e Defesa Animal – CONDAP e o Fundo Municipal de Proteção e Defesa Animal de setembro/2023 a janeiro/2024 serão castrados mensalmente 500 animais totalizando 2.500 graças às emendas parlamentares concedidas pelos vereadores da Câmara Municipal na próxima semana o município receberá mais 4.420 microchips doados pelo Programa Conheça seu amigo - da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMAD.
Reportagem atualizada às 14h58 desta terça-feira (18) para acrescentar o posicionamento da Prefeitura Municipal