O prédio do CSU, que hoje se tornou abrigo para usuários de drogas e moradores de rua foi cedido para a Prefeitura Municipal. O anúncio veio do Prefeito Luís Eduardo Falcão na tarde desta quarta-feira (05). Cotidianamente, os moradores das imediações entram em contato com o Patos Hoje reclamando da inutilização do local que pertence ao Estado de Minas Gerais.

De acordo com o chefe do executivo, o município irá elaborar o projeto e licitar a obra. Segundo ele, há burocracias e deve demorar um pouco, mas o local será transformado em uma nova unidade de atendimento para os moradores da parte alta da cidade e também será sede da Secretária de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

A enorme estrutura conta com salas, quatro banheiros, cozinhas e até quadra de esportes. Quando ainda era utilizado pela prefeitura, o CSU funcionava como creche, unidade de saúde e um telecentro para ensinar informática aos adolescentes. Depois que o estado pediu o prédio de volta para a prefeitura em 2012, a Polícia Militar chegou a realizar reformas no local no intuito de criar duas companhias e promover projetos sociais para atender moradores daquela região da cidade.

Entretanto, foram gastos R$400 mil até que o comando da PM decidiu devolver o imóvel para o Estado de Minas alegando problemas com a empreiteira que havia vencido a licitação. Na época Polícia Militar abriu um processo administrativo contra a empreiteira e desistiu do projeto. Agora, o prédio volta para a Prefeitura Municipal e, depois de 11 anos, os moradores das imediações podem sonhar em dormir tranquilos.