No ano passado, a PM recebeu mais de 400 armas de fogo. (Foto: Arquivo Patos Hoje)

A Polícia Militar em Patos de Minas divulgou, nessa terça-feira (22), um novo balanço da Campanha de Desarmamento, que incentiva a entrega voluntária de armas e munições com indenizações que variam de R$150,00 a R$ 450,00. Após a entrega da arma, a indenização estará disponível para saque dentro de 48 horas.

No período de janeiro a outubro de 2013 foram entregues mais de 80 armas, na área de abrangência da 10ª RPM. As armas e munições mais entregues em Patos de Minas são, por ordem, revólveres, espingardas e garruchas. Já as munições mais entregues são as de calibre. 38.

De acordo com o auxiliar da Seção de Armamento e Tiro, Sargento André Rodrigues, no ato do recebimento é realizada uma pré-destruição da arma na presença do cidadão. “Ao recebermos a arma, de imediato, é feita a inutilização desta e, posteriormente, encaminhamos a arma para o 55º Batalhão de Infantaria do Exército, em Montes Claros, onde é efetivada a destruição na prensa. Em seguida, o referido Batalhão envia a arma para uma siderúrgica para ser derretida”, explica.

A Polícia Civil também é credenciada para receber as armas de fogo oriundas da Campanha do Desarmamento. Em relação às armas de fogo com número de série suprimido, brasonadas, com valor histórico, com registros de furto, roubo, perda, extravio e apreensão no Sistema Nacional de Armas – SINARM; após recebidas, devem ser encaminhadas para o Departamento da Polícia Federal.

Para cada arma recebida é confeccionado um Relatório de Eventos de Defesa Social. O Sargento Rodrigues fez questão de pontuar, que em todos os casos será sempre preservado o anonimato a quem estiver entregando a arma. Há casos, porém em que é importante a identificação do proprietário da arma para que seja dado baixa do registro no SINARM.

Antes de deslocar para  entrega do armamento, é necessário retirar uma guia de trânsito para o transporte da arma no site www.entreguesuaarma.gov.br Com a guia de trânsito de arma você pode se locomover de maneira legal e segura. Importante, ainda, descarregar e embalar a arma. Munições devem ser levadas separadamente, mas não serão indenizadas.

Fonte: ASCOM 10ª RPM