Dentro da rodada de entrevistas sobre os 100 dias da administração municipal de Patos de Minas, o Patos Hoje conversou nesta sexta-feira (16) com o coordenador do Procon Municipal, Rafael Godinho. Ele destacou o aumento na solução de prejuízos e também maior agilidade no trabalho do órgão que atua na defesa dos consumidores.

A entrevista aconteceu na sede do Procon, situada no Antigo Fórum, na Avenida Getúlio Vargas, 245. Rafael Godinho relatou que um dos destaques foi a efetivação da adesão ao sistema do Procon por parte de grandes empresas como Copasa, Cemig, Oi e outras, fazendo com que os processos aconteçam de forma mais rápida, sem necessidade de envio de correspondências via Correios.

Outro ponto importante foi que o Procon passou a fazer parte do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania- CEJUSC-, possibilitando que os acordos realizados por meio do Procon já possam ser homologados pela justiça, obrigando consumidores e empresas a cumprirem o que foi negociado. Em caso de descumprimento, poderá ser feita a execução judicial.

Rafael Godinho ainda informou que houve aumento no número de funcionários e, mesmo tendo ficado fechado devido à pandemia, teve um acréscimo de 28% nos casos. Ele salientou o caso de uma consumidora que perdeu cerca de R$28 mil e o Procon conseguiu solucionar em uma semana. Ele adiantou que muitas pessoas perderam a renda durante a pandemia o que vem trazendo muitos transtornos por exemplo com empréstimos consignados.

O Coordenador ressaltou que o objetivo é continuar defendendo o consumidor e fazendo cumprir a legislação. Os consumidores que tiveram algum prejuízo podem procurar o órgão de segunda-feira à sexta-feira, das 12h às 17h30. As pessoas vão pegar uma senha, tem atendimento prioritário, ressaltando a necessidade de se atender as medidas sanitárias.