O procedimento inovador foi realizado nessa quinta-feira (19) no Hospital Vera Cruz.

O novo tratamento para estenose valvar aórtica, como é denominado, foi realizado nessa quinta-feira (19) em Patos de Minas. A cirurgia é indicada para idosos e pacientes muito graves com Estenose Valvar Aórtica, doença que hoje atinge 10% dos indivíduos acima de 65 anos e que não suportariam uma cirurgia convencional.

Todo procedimento foi realizado por meio de uma cirurgia endoscópica, ou seja, sem abrir o peito do paciente e sem a necessidade de parar o coração. Realizada através de pequenos cortes de 3 a 4 centímetros, diferente da cirurgia convencional que necessita de uma incisão de 30 centímetros, foi possível promover uma recuperação mais rápida, menos dolorosa e altamente segura.

Para a válvula chegar ao coração do paciente, a válvula foi introduzida através de um pequeno orifício (1cm) pela ponta do coração (transapical). Os especialistas destacam os benefícios da cirurgia cardíaca menos invasiva que melhora a qualidade de vida dos pacientes, garantida por potenciais benefícios do procedimento.

O novo tratamento possui baixo risco de morte, curtíssimo período de internação (habitualmente 2 dias), alívio de sintomas - Melhora rápida e significativa dos sintomas de falta de ar e dor no peito, melhora de capacidade funcional -  Os pacientes operados com está técnica demonstram melhor capacidade de exercício físico, melhoria de qualidade de vida e melhoria da função do coração - Existe melhora rápida da força de contração do coração e redução de seu tamanho em breve intervalo de tempo.

E a duração da cirurgia também é bem curta. A cirurgia para implantação da válvula durou 2 horas e o paciente ganhará alta neste sábado (21).

Todo procedimento contou com uma renomada equipe médica: Dr. Cássio Sgarbi: Cirurgião Cardíaco e Implante de Marcapasso do Vera Cruz Hospital; Prof. Dr. Diego Gaia: Cirurgião Cardiovascular, Professor e Chefe da Disciplina de cirurgia cardiovascular da Universidade de São Paulo - USP e Coordenador do setor de cirurgia minimamente invasiva e válvulas transcateter da Escola Paulista de Medicina; Dr. Marlus Bevilaqua Lacerda: Cardiologia Intervencionista; Dr. Marcos Vinícios Costa: Ecocardiografista; Dr. Alírio Alex Alves Rosa: Anestesiologista e Equipe de enfermagem e hemodinâmica do Vera Cruz Hospital.

Informe publicitário.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Hospital Vera Cruz