UFU entra na fase final para realização de exames de coronavírus em Patos de Minas

Os insumos e equipamentos já foram adquiridos.

publicado em 24/07/2020, por Farley Rocha


Nesta sexta-feira (24), o Prefeito Municipal e o Secretário de Saúde fizeram uma visita ao laboratório. 

O Laboratório da Universidade Federal de Uberlândia-UFU- em Patos de Minas está promovendo os últimos preparativos para início da realização dos exames de coronavírus na cidade. Os insumos e equipamentos já foram adquiridos. Nesta sexta-feira (24), o Prefeito Municipal e o Secretário de Saúde fizeram uma visita ao laboratório. 

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que possui um campus em Patos de Minas desde o ano de 2010, através de seus servidores, reuniu uma equipe qualificada que auxiliará diretamente no enfrentamento da pandemia realizando testes de diagnóstico molecular em casos suspeitos de infecção. O projeto será executado com o apoio da Prefeitura Municipal de Patos de Minas e da Secretaria de Educação Superior (SESU/MEC), que já destinaram financiamento para a compra de equipamentos e insumos imprescindíveis à execução do diagnóstico da Covid-19. 

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Rota Pop

A UFU então, criou o Laboratório de Diagnóstico e Análises Moleculares (LDAM), com Nível de Biossegurança 2 (NB-2), com o objetivo principal de realizar os testes moleculares para diagnósticos em geral. No entanto, num primeiro momento, devido à pandemia por SARS-CoV-2, o laboratório atuará na execução dos testes de qPCR para este vírus. Futuramente, com o intuito de aumentar a assistência ao município de Patos de Minas poderão ser incluídos testes para diagnóstico de dengue, Zica e Chikungunya.

No momento, desempenharão funções no LDAM sete docentes, uma bióloga e um químico, todos servidores da Universidade Federal de Uberlândia campus Patos de Minas. A coordenação do LDAM é feita pelo virologista professor Dr. Guilherme Ramos Oliveira e Freitas e os laudos assinados pela bióloga e responsável técnica Dra. Luciana de Oliveira Almeida.

No momento, o laboratório está em fase de credenciamento na Rede Diagnóstica de COVID-19, junto à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Para isso, está sendo determinado o fluxo de coleta de amostras e quais cidades serão atendidas pelo laboratório, além de Patos de Minas. Todos os equipamentos e insumos já foram adquiridos, restando apenas um reagente para ser entregue, sendo esta prevista para o início da próxima semana. Assim, espera-se que os exames sejam iniciados no mês de agosto de 2020.

O Secretário Municipal de Saúde, Carlos Rezende, destacou que a certificação do laboratório será muito importante para Patos de Minas. Ele ressaltou que o laboratório realizará os testes de forma mais rápida, poderão sair em até 48 horas, o que vai ajudar na contenção do coronavírus. E não para por aí. Após a pandemia, o laboratório atuará também na comprovação de outras doenças como dengue ou febre hemorrágica. “Hoje, temos que enviar para Belo Horizonte e os custos operacionais disso é muito alto”, frisou. 

Autor: Farley Rocha Postado em 24/07/2020
Compartilhe:

17 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes, fake news ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve-se ter ciência de que poderá ser responsabilizado cível ou criminalmente!

Os comentários que receberem 100 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Não acredito | 2 semanas, 4 dias atrás

    Meu marido pagou um teste rápido em um hospital particular ,q não é barato,deu negativo,aí chegou o resultado do exame feito na UPA aquele q enfia uma haste grande no nariz ,ele quase morreu de dor,aí deu positivo,agora outro lugar pra fazer exame,como vamos saber qual é o resultado verdadeiro.

    4 1 Responder

    Roberto - 2 semanas, 3 dias atrás

    o teste rápido é chinês, liberado a venda pela Anvisa a mando do sr. presidente que prescreve remedio para covid que o mundo já diz que não é eficaz. O teste qPCR feito na UPA é 99% eficiente. acredite neste.

    3 1

    Chacrinhamarilim - 2 semanas, 2 dias atrás

    Affs!! Ainda bem que foi no nariz né? Uiii!! O meu se tiver que fazer quero escolher o lugar! Será que dói tanto assim de quase morrer? Affs!! Mona!

    0 0

  • Não acredito | 2 semanas, 4 dias atrás

    Já não acredito em nada,pq meu marido.fez um teste rápido em hospital particular

    0 0 Responder

  • Parabéns | 2 semanas, 4 dias atrás

    Parabéns pelo trabalho. A construção deste laboratório fará testes para a Covid e a outras doenças. A população de Patos de Minas agradace o empenho.

    19 1 Responder

  • J Junior | 2 semanas, 4 dias atrás

    VAMOS TORCER PARA QUE DE CERTO E MAIS RAPIDO NE, POIS A BUROCRACIA QUE ATRASA ESTES PAIS E GRANDE DEMAIS, JA DEVERIA ESTAR FAZENDO ESTES TESTES A MUITO TEMPO, VAMOS AGUARDAR PARA VER SE DER CERTO VAI SER BOM. MAIS AINDA FICO COM UM PE ATRAS.

    3 6 Responder

  • Cumedo de queijo | 2 semanas, 4 dias atrás

    ESSAS FEDERAIS SÃO UMA VERGONHA. SÃO BILHÕES DESTINADOS PARA PESQUISAS TODOS OS ANOS E ESSES INCOMPETENTES NÃO CRIARAM NUNCA CRIARAM NADA DE ÚTIL PARA A SOCIEDADE.

    6 26 Responder

    charangueiro - 2 semanas, 4 dias atrás

    Meu amigo, faça uma visita em qualquer universidade publica do país e procure por laboratorios de projetos de extensão e de pós graduação e verá o quanto a gente luta dentro da universidade para desenvolver tecnologias sem nenhum financiamento, de forma a conseguir ajudar nosso país após terminarmos o curso. Faça isso e ajude a divulgar a pesquisa das universidades.

    17 4

    Charangueiro - 2 semanas, 4 dias atrás

    Meu amigo, faça uma visita em qualquer universidade pública do país e procure por laboratorios e oficinas de projetos de extensão e pós gradução e verá o quanto a gente luta por desenvolver tecnologias de alto nivel com pouco financiamento, de forma a ajudar o país no futuro. Faça isso e ajude a divulgar as pesquisas feitas nas universidades publicas.

    6 2

    Patos consciente - 2 semanas, 4 dias atrás

    Cara, como tu é desinformado!!! O que atrasa e a burocracia desse país! Já deu uma olhada na quantidade de coisas que as Universidades fazem! Larga mão e se informe melhor antes de falhar besteira

    4 2

    Patos informado - 2 semanas, 4 dias atrás

    Cara, como vc não tem noção do que a Universidade faz! Se informe melhor antes de falar besteira!

    1 1

    Cumedo de queijo - 2 semanas, 4 dias atrás

    MORO EM UBERLÂNDIA EM FRENTE A UFU E VEJO BEM QUAL PROJETO SE DESENVOLVE POR LÁ

    6 8

    Charangueiro - 2 semanas, 4 dias atrás

    Não leve em consideração os poucos momentos que a gente tem durante a graduação para poder se divertir, lembrando que ainda somos jovens e fazemos isso. Ver só aquilo que te interessa não pode servir de argumento quando a verdade é bem diferente do que o senhor está comentando. Como disseram abaixo, existem duas oportunidades por ano de ingressar na UFU, e, caso o senhor queira, preste o processo seletivo e ingresse em algum curso para desenvolver suas pesquisas e mudar a sociedade junto a nós.

    2 1

  • Patense | 2 semanas, 4 dias atrás

    Parabéns para a equipe pelo trabalho realizado! Diante tanta burocracia existente, fizeram e estão fazendo um ótimo trabalho!

    30 2 Responder

  • Só rindo! | 2 semanas, 4 dias atrás

    Estamos em que mês mesmo? Março né? Foram rápidos!

    8 21 Responder

    EU - 2 semanas, 4 dias atrás

    Se você acha que conseguiria fazer mais rápido, porque não se ofereceu pra montar em sua casa, com seus recursos? O nosso vestibular ocorre todo ano. Ah, e tem pelo ENEM, também! Um curso superior de qualidade, em uma Universidade Federal lhe faria bem! #VemPraUFU!

    20 5

    Patos informado - 2 semanas, 4 dias atrás

    Então! Esse é o país da burocracia né?! Que bom que vc fez mais rápido!!

    0 0