Senhora de 74 anos morre após sofrer traumatismo craniano em queda dentro de hospital

O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal e depois liberado para os familiares.

publicado em 28/02/2020, por Farley Rocha


Lázara Maria de Souza sofreu um traumatismo craniano.

Uma senhora de 74 anos que veio de Lagoa Grande para realizar tratamento em um hospital de Patos de Minas acabou falecendo nesta sexta-feira (28). Lázara Maria de Souza sofreu um traumatismo craniano após cair da cama na unidade de saúde. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal e depois liberado para os familiares.

A paciente foi internada no Hospital São Lucas no último sábado (22). Ela estava com pedra na bexiga e com anemia crônica, precisando receber a transfusão de uma bolsa de sangue, por isso foi internada na UTI. Sérgio Galvão, que se considera neto da paciente, entrou em contato com o Patos Hoje e relatou o que os familiares entendem ser um caso de negligência médica.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Rota Pop

Ele disse que a filha Simone Souza visitou Dona Lázara na terça-feira (25) e ela estava lúcida, conversando e praticamente pronta para ir para o quarto. “A queda no leito aconteceu na terça-feira à noite, por volta das 20h00”, afirmou Simone. Os profissionais estavam dando banho em outras pacientes quando aconteceu o acidente.

Na quarta-feira (26), os familiares já a encontraram inconsciente. De acordo com a ocorrência policial, os familiares vendo a situação chegaram a tentar levá-la para um hospital particular, mas não conseguiram a liberação, tendo sido colocados vários empecilhos para isso. “Minha mãe havia reclamado que não lhe deram água”, contou.

A direção do hospital e o médico responsável relataram que, com a queda, ela sofreu um galo na nuca, escoriações e dilacerações nos braços, mas dialogava normalmente. Eles então fizeram um pedido de vaga pelo SUS Fácil para transferência da paciente para o Hospital Regional para mais exames e relataram toda a preocupação. O quadro dela piorou em seguida e ela acabou falecendo.

Segundo a ocorrência policial solicitada pelos familiares, o administrador do hospital e o médico intensivista responsável pela manutenção da UTI explicaram para os familiares que se Dona Lázara fosse para um hospital particular teriam que lhe dar alta médica, porque o sistema do SUS não permite o retorno em seguida.

Com relação à questão da falta de oferecimento de água, eles relataram que isso pode acontecer devido à dieta do paciente. Eles também citaram que, com a falta de funcionários e de aparelhos no Hospital São Lucas, têm ficado cada dia mais difícil administrar todos os problemas. A perícia técnica da Polícia Civil foi até o local para analisar o que de fato aconteceu. O corpo foi encaminhado para o IML e verificada a morte pelo traumatismo craniano. O sepultamento deve acontecer na manhã deste sábado (28) no Cemitério de Lagoa Grande.

Autor: Farley Rocha Postado em 28/02/2020
Compartilhe:

70 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Funcionario | 1 mês atrás

    Parabéns Denise Fonseca, Parabéns Prefeito, Parabéns Sérgio Piau....vão fechar mais quantos caixões? Genocídio. A vigilância sanitária tem coragem de aparecer? Cadê era de responsável pela Vigilância? Aqui se faz aqui se paga. Aqui se faz aqui se paga: câncer tragédias desastres derrotas financeiras. Todos tenho dó

    0 0 Responder

  • Indignada | 1 mês atrás

    O difícil agora é que vão dar um jeito de falsificar o prontuário.... até gente que não estava lá vai colocar nos papéis coisas que nem viram!

    0 0 Responder

  • Paulo | 1 mês atrás

    Qualquer pessoa pode fazer denúncia por escrito no CRM ( ao lado do colégio equipatos) e na promotoria da Saúde ( em frente ao banco do Brasil ). O que aconteceu é motivo claro de cassação do CRM e processo criminal.

    3 0 Responder

    Indignada - 1 mês atrás

    Já denunciamos no ministerio publico , pois minha tia estava internada lá, e que há somente um medico para os 3 ctis e na clinica medica, imagina se tiver duas urgencias na mesma hora? Policia tá de olho, familiares de parentes nos ctis do sao lucas fiquem de olho se ha medico nos 3 ctis ou apenas um para os 3, se for um voces podem registrar boletim de ocorrencia.

    1 0

  • Patense em DF | 1 mês atrás

    Tadinha dessa senhora!

    1 0 Responder

  • Luluzinha | 1 mês, 1 semana atrás

    Outra coisa comenta muita em vigilância sanitária ,que no hospital tem baratas ,coutrin mata ,mas não na hora,caso contrário usem um chinelo aí sim ela morre uma vez.Ao invés de criticar deviam é tentar ajudar a levantar o local onde muito de vcs vão parar ainda.Esse hospital só foi pra baixo depois que tercerizou ou não perceberam

    2 2 Responder

  • Lagoense | 1 mês, 1 semana atrás

    Perdi um tio la, mas ele já tava ruim do Vera Cruz, outro tio saiu vivo do cti,meu namorado foi mandado daqui da Lagoa pra lá, mas foi incompetência dos médicos daqui que só o medicaram e sempre mandava embora,indo na sexta ,voltou no caixão no sábado.O problema tá fácil de resolver junta todo mundo que tá metendo a ripa e constrói um hospital por conta própria de vcs,ou assinem um termo de responsabilidade que não quer ser transferido pra lá. Há e mais o hospital aqui na Lagoa Formosa tá sendo construído e vai atender a região toda ,aí vamo ver qual vai atendimento vai ser melhor,pois os enfermeiros são ótimos, mas os médicos tão enrolados nas fraudas ainda.Ja pararam pra pensar que o São Lucas virou descarte de outros hospitais?Não né, então pensem.

    3 1 Responder

  • REALISTA | 1 mês, 1 semana atrás

    QUEM É O MEDICO RESPONSAVEL TECNICO DESSAS UTIS DO SAO LUCAS? QUEM É O MEDICO COORDENADOR? TINHA MEDICO HORIZONTAL? TODOS SAO RESPONSAVEIS POR ESSES ASSASSINATOS. O CRM JA ESTA COM CPI EM CURSO. Independente se a paciente estivesse no quarto ou em uma UTI os critérios mínimos de segurança para o paciente tem que existir. Tem paciente que infelizmente é só ou não tem um familiar por ele. Cadê o núcleo de Segurança do Paciente? Tá implantado? Quem são os responsáveis? Vamos atrás. Isso sim é importante saber. Como sei vou dizer aqui. É um hospital que tem serviço de obstetrícia e UTI deveria ter núcleo de Segurança, banco de Sangue, Comissão de Ética Médica registrada no CRM e atuante. Cadê ? tem nada. VERGONHA ESSE TIPO DE MEDICO SEM CARATER QUE SE SUBMETEM A ESSE TIPO DE HOSPITAL. BANDO DE ASSASSINOS.

    7 1 Responder

  • Canarinho | 1 mês, 1 semana atrás

    Gestante...Senhora da Hemodialise com infeccao generalizada...senhora com Trauma Craniano após queda do Leito e vários outros que se Foram e muitos que ainda serão ASSASSINADOS. CADE OS VEREADORES DESSE LUGAR? CADE A COMISSAO DE SAUDE? VAO PEDIR VOTOS EM BREVE. NÓS CONFIAMOS EM VCS E QUEREMOS A CONTINUIDADE DE VCS PARA NOS REPRESENTAR. Mas precisam por freio nesse médico, nessa família e nesse hospital. NINGUEM VAI FAZER NADA? CADE A GRS A SECRETARIA DE SAUDE. Todos vocês vão assinar esses óbitos até quando?

    9 1 Responder

  • REALISTA | 1 mês, 1 semana atrás

    O Ministerio Publico precisa investigar. Não é possível que os Responsáveis Pela Vigilância Sanitária também nao serão responsabilizados por esses ASSASSINATOS CONSECUTIVOS. Mantem essa espelunca funcionando para fingir que estao tratando nossos familiares e populacao de Patos. Familiares precisam saber seus Direitos. A vigilância Sanitária, secretaria de Saúde e Município são sim CORESPONSAVEIS nesses assassinatos. E esse MEDICO BANDIDO com Diploma e CRM...vai continuar matando até quando? Que Abuso é esse? Que permissividade é essa. CHEGA.

    8 1 Responder

    Enfermeiro - 1 mês, 1 semana atrás

    Isso é facil de resolver... so o MPF chegar la e pedir pra ver as normas de segurança do paciente que são adotadas no hospital. essa norma é federal e ninguem utiliza corretamente.

    3 0

  • OBSERVADOR | 1 mês, 1 semana atrás

    Vou utilizar Esse Canal para Expressar Nossa INDIGNAÇÃO enquanto Cidadão Patense em relação ao CAOS no HOSPITAL SAO LUCAS. um verdadeiro GENOCÍDIO em relação aos pacientes ali tratados. Pacientes ASSASSINADOS. Como pode uma Mulher dar a Luz e simplesmente o profissional médicos deixar uma Hemorragia Progredir ao ponto da Paciente ter uma Parada Cardíaca por Falta de Sangue. Familiares tentando procurar Sangue sendo que isso é uma obrigação do Hospital. Como Pode outra Paciente ir a Óbito por Trauma Craniano por queda do Leito. Cadê as Grades de Proteção nas Camas. ONDE ESTA A VIGILANCIA SANITARIA DESSE MUNICÍPIO que estão compactuando com esses assassinatos. CADE A GRS ...cadê A SECRETARIA DE SAUDE? PREFEITO? VICE? VEREADORES. Alguém para interromper isso. Todos vão assinar estas Declarações de Óbito junto a Esse Médico BANDIDO... Até quando?

    8 1 Responder

carregar mais comentários