Os criminosos furtaram cerca de R$120,00 do Sr. Honório.

Reportagem atualizada às 8h44 desta quinta-feira (02)

Um senhor de 100 anos teve que ser socorrido nesta quarta-feira (01) após ser enganado por bandidos. O fato aconteceu no distrito de Major Porto, em Patos de Minas. Um casal teria falado que aplicaria vacina antigripal e acabou aplicando um "calmante" no senhor. Os criminosos furtaram dinheiro da vítima.

O casal de ladrões, vestindo roupas brancas, se passou por agentes de saúde e foi até a casa do senhor Honório Alves Bomtempo. No local, eles teriam ludibriado a vítima dizendo que lhe aplicaria uma vacina, provavelmente a antigripal, e lhe aplicaram outra substância que o deixou desacordado, tendo que receber atendimento médico.

Aproveitando a situação, eles foram até o guarda-roupa e furtaram cerca de R$120,00. A Polícia Militar foi acionada e faz rastreamentos para tentar localizar os infratores. Se alguém tiver alguma informação pode ligar no 190. Os policiais orientam as pessoas a sempre que notarem pessoas estranhas na comunidade para avisarem a Polícia Militar.

Outra orientação é para que as pessoas se certifiquem se as informações fornecidas pelos supostos profissionais são procedentes. Geralmente, os profissionais estão uniformizados e com crachás. Quando houver vacinação em casa, a Prefeitura também anuncia nos meios de comunicação ou faz campanhas. A covardia teve uma grande repercussão nas redes sociais.

Secretaria de Saúde alerta para golpe envolvendo vacina em domicílio

A Secretaria Municipal de Saúde está alertando moradores da cidade e da área rural quanto às condutas adotadas pela pasta durante a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza em andamento desde março. A medida é uma forma de evitar que golpistas aproveitem o momento e façam novas vítimas no município, como um idoso do distrito de Major Porto que precisou ser encaminhado ao hospital depois de receber uma falsa vacina e ter sido roubado.

Diante dessa ocorrência, a secretaria emitiu as seguintes orientações:

-embora esteja ocorrendo a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, a Secretaria Municipal de Saúde não está vacinando em domicílio, nem na cidade nem na zona rural. Serão vacinados na própria residência somente os acamados, mas a data desse serviço ainda será divulgada.

-no caso da vacinação domiciliar, é importante explicar que os agentes de saúde estarão sempre em dupla, uniformizados e com crachá de identificação. Além disso são, geralmente, profissionais conhecidos da comunidade, pois atuam muito próximos da população;

-a Secretaria de Saúde alerta que o ocorrido em Major Porto foi um golpe, possivelmente aproveitando também o momento de receio da população quanto à pandemia de coronavírus. Vale lembrar que não há vacina ou injeção alguma até o momento que proteja contra esse vírus. A população deve ficar atenta e desconfiar da presença de pessoas não identificadas oferecendo serviços de saúde ou quaisquer outros.

A ocorrência -

A aplicação do golpe em Major Porto ocorreu na terça-feira (31). O fato envolveu um idoso que recebeu em casa um casal, vestido de roupas brancas, dizendo que era do Programa Saúde da Família (PSF) e iria vaciná-lo. O homem e a mulher chegaram a aplicar um medicamento na vítima, deixando-a sonolenta, e aproveitaram para roubar uma quantia em dinheiro.

A equipe de saúde do distrito foi acionada somente na manhã dessa quarta-feira (01), prestando o socorro necessário ao idoso e encaminhando-o para a UPA. Um boletim de ocorrência também foi registrado pelos profissionais. Segundo a secretaria, a vítima segue internada nesta quinta-feira (02), apresenta quadro clínico estável e está recebendo toda a assistência necessária da equipe médica da unidade.