Reunião na Câmara discute credenciamento de mais leitos de UTI para Covid-19 na cidade

O município exige uma documentação específica para repassar o dinheiro referente aos leitos de UTI e o hospital, por sua vez, ressalta que a única coisa que falta para o funcionamento das unidades, são os pacientes.

publicado em 29/06/2020, por Maurício Fernandes


A reunião foi realizada na Câmara Municipal na tarde desta segunda-feira.

Uma reunião foi realizada na Câmara Municipal na tarde desta segunda-feira (29) em Patos de Minas. A pauta foi o credenciamento de 10 leitos de UTI no Hospital São Lucas. A novela ganhou mais um capítulo durante a reunião. O município exige uma documentação específica para repassar o dinheiro referente aos leitos de UTI e o hospital, por sua vez, ressalta que a única coisa que falta para o funcionamento das unidades, são os pacientes.

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Orthodontic - Especial Notícias

A reunião aconteceu no plenário da Câmara Municipal e contou com a participação de vereadores, representantes do Hospital São Lucas e também do município como o procurador-geral Jadir Souto e o Secretário de Saúde Carlos Resende. De acordo com o Administrador do Hospital São Lucas, Rafael Rodrigues, os 10 leitos de UTI estão prontos esperando apenas os pacientes para ocupá-los. Rafael contou ainda que uma documentação exigida pela prefeitura ficará pronta ainda essa semana.

É que, para que o município repasse alguma verba para o hospital, é necessário que o CNPJ da unidade hospitalar seja trocado devido à mudança de administração que antes era da Funam do empresário Ruy Muniz. 

O Secretário Municipal de Saúde, Carlos Resende, disse que assim que a administração do Hospital São Lucas apresentar todas as documentações necessárias que são exigidas por lei, que o município não medirá esforços para habilitar os 10 leitos de UTI no hospital. “Em um primeiro momento, o secretário disse que o município enviou para o Ministério da Saúde, um documento pedindo que 10 leitos tradicionais, já existentes, fossem utilizados apenas para Covid-19, mas o Ministério da Saúde não aprovou” disse ele.

Carlos aproveitou para dizer que nesta próxima quinta-feira (02) há uma visita agendada em Patos de Minas do presidente da Fhemig, mantenedora do Hospital Regional, e também do Secretário de Estado de Saúde Carlos Eduardo Amaral. 

O vereador presidente da comissão de saúde, Isaías Martins, disse que a Câmara Municipal está fiscalizando essa situação e também os gastos que o município está tendo em relação à Covid-19. Na reunião, o secretário disse que o valor gasto até o momento foi de R$5.246,385,41. Segundo o Vereador Isaías Martins, o diálogo não estava sendo efetivo entre o município e o hospital, então foi preciso agendar essa reunião para que fossem levantadas soluções para o problema do credenciamento dos leitos de UTI.

O vereador ainda disse que o dinheiro que está entrando nos cofres públicos e que está sendo gasto com a Covid-19 está sendo monitorado pela comissão de saúde e que a prestação de contas está sendo efetiva; Ele reiterou mais uma vez que o credenciamento de novos leitos de UTI não dependem dos vereadores, mas sim de autoridades da esfera estadual e federal.

Imagens atualizado em 29/06/2020 • 15 fotos

Autor: Maurício Fernandes Postado em 29/06/2020
Compartilhe:

27 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes, fake news ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve-se ter ciência de que poderá ser responsabilizado cível ou criminalmente!

Os comentários que receberem 100 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Sabão | 1 mês, 1 semana atrás

    Sempre que vejo falar em reunião de vereadores, meu nível de desânimo aumenta. Não decidem nada, não se importam em resolver os problemas da cidade e da população. Só querem aparecer e defender seus próprios interesses.

    26 1 Responder

  • ATRASADOS COMO SEMPRE | 1 mês, 1 semana atrás

    Esses vereadores estão de brincadeira e não representado a população patense, depois de mais de 100 dias que começaram a agir. Logo agora, que vem com esse papo de resolver credenciamento de leitos? Só esclarecendo nós moradores patenses, existem 10 leitos de UTI no Regional para uma população de toda região além de Patos outros municípios vizinhos, com uma população de aproximadamente 700 mil pessoas o que equivale UM (1) leito de UTI para 70 mil pessoas. Só pergunto para esses vereadores se estão em cima do muro como o prefeito e se vão jogar a responsabilidade para o estado. Serão lembrados nas eleições pela excelente incompetência.

    24 0 Responder

  • Vergonha desses Políticos | 1 mês, 1 semana atrás

    Vergonha desses Políticos de Patos de Minas, não tem caráter, nenhum deles!

    22 0 Responder

  • ????? | 1 mês, 1 semana atrás

    Não sei como esse Prefeito e esses Vereadores ainda tem a coragem de sair na rua....Eles deveriam ter vergonha bem que eles não tem isso vergonha na cara.

    20 1 Responder

  • IDGINADO | 1 mês, 1 semana atrás

    não entendo......hoje ja são dia 29/06 ate hoje os funcionários não receberam e nem tick alimentação...não tem furosemida no hospital....nem outros medicamentos...não tem EPIS.....tem um ticket alimentação atrasado de Dezembro de 2019....não receberam abono tem o direito...não teve aumento de salario e nada...

    16 5 Responder

    Lszarum - 1 mês, 1 semana atrás

    Vcs tem que dar gracas a Deus de ta recebendo quantos milhões de pai de familia estao ai desempregados passando fome nem salario tem e vcs querendo aumento numa crise dessa a tenha do ne

    3 4

    Uai como é que fala - 1 mês, 1 semana atrás

    E hora de agir com o coração... seja herói... salve vidas sem pensar em seu bolso..a economia parou todos estão enfrentando um sacrifício enorme

    2 0

    Lu - 1 mês, 1 semana atrás

    Mim explica uma coisa se o hospital e tão ruim pq ainda num foi embora!? Consiga serviço em outro hospital. Pelo q vi foi o unico que num demitiu ninguém na crise. Trabalho numa clínica e metade foi pra rua.

    3 1

  • Atento | 1 mês, 1 semana atrás

    O que mais surpreende é que foi preciso chegar a lotação máxima do Hosp Regional em relação as UTIs e ao fechamento do comércio prejudicando uma infinidade de pessoas para que essa reunião fosse marcada e as providências encaminhadas...essa lenga lenga já dura quanto tempo? Entra semana, saia semana e não chegam a uma solução...sinceramente...

    12 1 Responder

  • ??? | 1 mês, 1 semana atrás

    Só querem resolver Covid? E sob o pagamento dos funcionários será q esses vereadores n querem ajuda resolver n? Pq E uma vergonha como q os funcionários vai trabalha sem gasolina? Sem uma alimentação? Com contas atrasadas água, luz, aluguel vencido? Como q ninguém vê isso? Como q n aparece ninguém pra ajudar a resolver. Estamos trabalhando correndo risco sem nenhuma satisfação d pagamento e se ainda vamos reclamar querendo uma posição d add RAFAEL ele n faz nenhuma questão se ainda reclama e mandado embora. Por favor gente n tem nd a fazer para q esses funcionários receba e eles ainda só pensa em COVID. E uma vergonha muito triste a Falta d compromisso com os funcionários estamos trabalhando pq precisamos

    10 4 Responder

    Arthur - 1 mês, 1 semana atrás

    Quanta mentira. Mega atencioso e verdadeiro. Eu trabalho no são Lucas e não vi ninguém ser mandado embora e precisa viu. Que tenho muitos colegas estragando as coisas por gosto pelo não pagamento do salário. Acho que vc divia ir embora.

    3 2

    Indignada - 1 mês, 1 semana atrás

    O hospital está querendo a verba para o covid ( manter os leitos) ou querendo a verba para pagar os funcionários e médicos? Pelo que entendi a carinha feia dele é pq não tem dinheiro para pagar os funcionários e está querendo aproveitar o repasse do covid para fazê-lo. Mas a pintura do hospital, o dinheiro do tomógrafo saiu de onde? Pq não foi pago os funcionários? O valor que antes não era pago os impostos devido ao CNPJ da Funan agora acabou né.....ali nunca vai mudar!

    5 1

  • Laa | 1 mês, 1 semana atrás

    É uma vergonha esses políticos de patos diga não a reeleição. Tá na hora de mudança

    10 0 Responder

  • Severo | 1 mês, 1 semana atrás

    Boa noite. Alguém que informou esses valores aí consegue prestar contas ónde foi essa grana ou está em algum portal de transparência da prefeitura!

    7 0 Responder

  • Sincero | 1 mês, 1 semana atrás

    Pessoal está esquecendo de alguns pontos :1) Não tem como habilitar leitos de um hospital SEM alvará sanitário. 2) Pra um CTI funcionar precisa de médico intensivista, escala completa de médicos, enfermeiros , EPI, laboratório de confiança, insumos ( itens que o São Lucas não têm ).

    5 3 Responder

    Técnico em enfermagem - 1 mês, 1 semana atrás

    Só acrecentando presisa pagar salário dos funcionario arrumar respiradores e monitores que funciona por que os de la nao vai funcionar

    0 0

  • São Lucas | 1 mês, 1 semana atrás

    Só bobo que ainda não entendeu esse jogo político, prefeitura não faz credenciamento com São Lucas, por perseguição, aí o hospita lnão tem dinheiro para cumprir com seus compromissos e entrega o hospital a preço de banana para a tal da Santa casa. Pressão total, morra quem morrer.

    4 3 Responder

    Técnico em enfermagem - 1 mês, 1 semana atrás

    Né não é também são monitores e respiradores velhos que não prestam

    1 1

  • Ze buscape | 1 mês, 1 semana atrás

    Antes de credenciarem façam uma auditoria. Verifique se tem respirador funcionando, se tem medicamentos em quantidade suficiente e se tem material médico. Vão se certificar que FALTA TUDO.

    4 2 Responder

  • Kjkjkjkkj | 1 mês, 1 semana atrás

    Hi lorena

    4 2 Responder

  • Técnico em enfermagem | 1 mês, 1 semana atrás

    Num tá faltando só papelada nao e respirador e monitor novo por que os daqui são sucateados antigos nem funciona direito

    4 1 Responder

  • SÉRGIO RICARDO DE CAMPOS OKADA | 1 mês, 1 semana atrás

    SEMPRE ASSIM QUANDO CHEGA EPOCA DE ELEIÇÃO OS VEREADORES COMEÇAM A TRABALHAR ESPERO QUE ADMINISTREM BEM O DINHEIRO PUBLICO QUE É NOSSO .

    4 0 Responder

  • Ferreira | 1 mês, 1 semana atrás

    Será que o Vereador acha que o povo se ilude pensando que isso dependeria deles? E se eles pensassem no povo eles teriam cobrado isso bem antes.

    3 0 Responder

  • MIDIABOSTA | 1 mês, 1 semana atrás

    O bolsonarismo é uma espécie de inversão generalizada de valores: compre uma arma, eduque sem escola, coma veneno, cace animais, corte uma árvore, mate minorias e viva sem arte. Tudo isso com apoio de grupos religiosos. É a fase mais tenebrosa da nossa história.

    2 22 Responder

  • Revoltado | 1 mês, 1 semana atrás

    Quem tá contaminado tem q ficar isolando e não recuperar em casa desse geito vai contaminar todo mundo da cidade. E um chasina que estão fazendo em Patos uma sacanagem

    2 2 Responder

  • só uma opinião | 1 mês, 1 semana atrás

    povo não adianta reclamar, ninguém tá respeitando nada, tanto as empresa que tem de fechar quanto pessoal na rua, pode arrumar quantos leitos quiserem não vai dar

    2 0 Responder

  • Ryan | 1 mês, 1 semana atrás

    Pelo menos na época da FUNAM o salário tava em dia.. equipamentos funcionando e estavam tentando melhorar o hospital em diversos aspectos.. hoje aqui não temos nem furosemida pra aplicar, não tem um monitor funcionando tudo e as camas estão entortando a ponto de quase cair o paciente do leito. Triste realidade

    1 0 Responder

carregar mais comentários