Reajuste de 2,54% na tarifa de energia da Cemig começa a valer a partir desta quarta

Cálculos do órgão regulador levaram em conta o aumento dos encargos setoriais e custos da transmissão.

publicado em 30/06/2020,


Imagem Ilustrativa.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou em reunião pública extraordinária, na última quinta-feira (25), o reajuste de 2,54% nas tarifas de energia elétrica dos clientes residenciais da Cemig Distribuição, que passa a valer a partir desta quarta-feira (01).

Conforme estabelece a legislação do setor elétrico, a definição das tarifas das distribuidoras - bem como os processos de reajustes tarifários anuais e as revisões tarifárias - é gerenciada pelo órgão regulador do sistema elétrico e prevista nos contratos de distribuição. O que mais influenciou a decisão da Aneel para esse aumento foram as despesas com os pagamentos das empresas de transmissão de energia, responsáveis pelo transporte da energia desde os geradores até aos pontos de conexão com a Cemig Distribuição. 

–––––––––––––––––––––––––––––––– CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE ––––––––––––––––––––––––––––––––
Rota Pop

Os gastos com o pagamento das transmissoras cresceram principalmente devido à entrada de novas linhas que atendem todo o sistema elétrico, principalmente a linha que traz energia desde a usina Belo Monte, no Pará, até o Sudeste.

Pode-se destacar também o aumento do encargo setorial da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que tem o objetivo de custear principalmente os subsídios do setor elétrico. Neste ano, houve o aumento da previsão de subsídios para consumidores baixa renda e também para custeio da geração térmica dos sistemas isolados no norte do país.

Composição da tarifa

Do valor cobrado na tarifa, apenas 22% ficam na Cemig Distribuição e se destinam a remunerar o investimento, cobrir a depreciação e o custeio da empresa. Os demais 78% são utilizados para cobrir encargos setoriais (13%), tributos (28%), energia comprada (30%) e encargos de transmissão (7%). 

A companhia ressalta que a Cemig Distribuição é a empresa do grupo Cemig que atende diretamente a mais de 8,4 milhões de clientes e que o processo de reajuste trata apenas da empresa de distribuição, portanto, não engloba as usinas, linhas e subestações de transmissão ou outras atividades do Grupo Cemig.

Fonte: Ascom Cemig

Postado em 30/06/2020
Compartilhe:

8 comentários

Recentes Populares
Termo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Patos Hoje. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Portal Patos Hoje poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!

Os comentários que receberem 20 votos negativos a mais que os positivos serão retirados do Portal.

  • Marlene | 1 semana atrás

    A minha força eles nem ligaram até hoje fiz o pedido no começo do ano e até agora nada

    0 0 Responder

  • Condutora | 1 semana atrás

    ... com essa Cemig, ao invés de ajudar só piora a situação, o trabalhador não consegue mais arcar com tantas despesas....

    3 0 Responder

  • frank | 1 semana atrás

    estão bravinhos atoa, vão ver é agosto, conforme informação deste mesmo site, no dia 20 de junho a anel, concessionaras de energia (cemig, etc) e os governos, mudaram a lei, em que fornecimento de energia e agua, podem ser suspendidos, durante a pandemia, fizeram um "bem bolado" e ficou para agosto, mais dessa data não passa, e o alicate vai comer na alta.

    0 0 Responder

  • Ataides | 1 semana, 1 dia atrás

    E para acabar mesmo,nessa crise e ele metendo mais ainda a mão nas pessoas que quase já não tem nem como pagar as dividas, tinham que ter bom senso pelo menos nessa crise de deixar como estar que e um absurdo ou abaixar um pouco para ajudar a população nessa hora difícil.

    1 0 Responder

  • Justiceiro | 1 semana, 1 dia atrás

    Aqui em Minas Gerais e assim quanto menos a população ganha mais eles te sugam,

    19 1 Responder

  • Pirilampo | 1 semana, 1 dia atrás

    ... Cemig... tá todo mundo em casa por causa dessa doença e ainda tem a cara-de-pau de aumentar preços? Vá pra "pu...nta de leste"

    22 1 Responder

  • Lindo | 1 semana, 1 dia atrás

    Como sempre cumprindo seu papel de energia mais cara do Brasil.

    20 1 Responder

  • Santa do quebec | 1 semana, 1 dia atrás

    E o rico , cada vez fica mais rico, e o pobre, cada vez fica mais pobre.

    16 4 Responder