Visita ecológica a Estação de Tratamento de Água-ETA- do distrito de Pindaíbas.

Os alunos da Escola Municipal José Paulo de Amorim, no Distrito de Pindaíbas, passaram nesta terça-feira (04) por atividades bem diferentes. Após participarem de uma palestra sobre sustentabilidade e sobre a importância de se proteger as nascentes, eles participaram de uma caminhada ecológica até a Estação de Tratamento de Água-ETA- do distrito.

As atividades fazem parte do Projeto Sustentabilidade desenvolvido pela direção, supervisão e professores da escola. Nesta manhã, foi a vez de os alunos refletirem sobre as nascentes. A bióloga do município, Eni Aparecida do Amaral, explicou todos os passos para que os estudantes consigam proteger a microbacia do Bauzinho, córrego que abastece a comunidade.

Destacando que no ano passado, os moradores sofreram com a falta d’água, tendo que ser abastecidos com caminhões-pipa, a bióloga ressaltou que é preciso cercar as nascentes e protegê-las com árvores para que os animais, por exemplo, não pisoteiem o local. “As árvores servem para impedir que a sujeira chegue ao córrego e assim evite o assoreamento”, destacou.

Refletindo sobre a ideia de sustentabilidade, Eni frisou que o desenvolvimento econômico deve acontecer garantindo a preservação do meio ambiente e assim o bem comum da sociedade atual e futura. Sabendo da importância das nascentes, os estudantes confirmaram que serão agora protetores das nascentes da região.

Após a palestra, os estudantes puderam conhecer a ETA da Copasa em Pindaíbas. Fernando Eugênito Correa, encarregado socioambiental da Copasa, explicou que no ano passado o Córrego Bauzinho secou completamente, inclusive com o leito ficando rachado, bem diferente de como está hoje. Ele explicou todo o processo de captação e tratamento d’água até que ela chegue às torneiras dos moradores. “Tem que cuidar e economizar, porque não é fácil”, afirmou.

A diretora da Escola Municipal José Paulo de Amorim, Sônia Aparecida Soares, e a supervisora, Celma Lopes, destacaram que outras atividades vão acontecer dentro do Projeto Sustentabilidade como mutirão de limpeza, confecção de mural e cartazes. A bióloga Eni informou que nesta quarta-feira (05) voltará a Pindaíbas para uma reunião com os produtores rurais da região. A intenção é conscientizá-los sobre a proteção das nascentes para que o Córrego Bauzinho não volte a secar e a comunidade se mantenha abastecida.