Cerca de 58% dos consumidores pesquisados disseram que estão dispostos a comprar. (Foto: Arquivo Patos Hoje).

Acontece nesta sexta-feira (23), a maior liquidação do comércio brasileiro. É a edição 2018 da Black Friday que promete movimentar a economia do país. Cerca de 58% dos consumidores pesquisados pela CNDL e pelo SPC Brasil disseram que estão dispostos a comprar. Para evitar que eles sejam lesados, o Procon de Patos de Minas emitiu uma série de dicas que podem fazer a diferença na hora da compra.

Segundo o coordenador do Procon de Patos de Minas, Rafael Godinho, o intuito do órgão é deixar os consumidores patenses atentos para possíveis fraudes que possam acontecer. Ele lembra também dos direitos estabelecidos pelo Código de Defesa do Consumidor, principalmente em compras pela internet.

Veja as 10 dicas do Procon Patos de Minas:

DICA 1: Nas compras pela internet, por telefone ou catálogos, o consumidor tem um prazo de sete dias para se arrepender, cancelar a compra e receber o seu dinheiro de volta ou trocar por outro produto: não precisa de motivo para não querer mais o produto. É um direito do consumidor, neste prazo, devolver o produto e ter o seu dinheiro de volta na mesma forma em que fez o pagamento ou trocar por outro artigo. Lembrando de que o chamado direito de arrependimento, não acoberta as compras efetuadas no estabelecimento comercial físico, devendo o consumidor se precaver no momento da compra, analisando se o produto se encontra em perfeitas condições de uso, acaso não esteja, recuse o recebimento.

DICA 2: Em caso de erro por parte do fornecedor, o consumidor pode pedir a troca: Depois da compra, caso haja algum erro na entrega, o consumidor tem o direito de solicitar a troca dentro do prazo estabelecido pelo lojista. Se o problema persistir mesmo depois da troca, ele poderá pedir o cancelamento da compra e a devolução do dinheiro.

DICA 3: Evite acessar links que direcionam para páginas de fornecedores que costumam aparecer com freqüência em redes sociais e caixas de e-mail. É comum, nesse período de promoções, surgirem anúncios de sites fraudulentos, com informações semelhantes às do site original. Desconfie de produtos com valores muito abaixo do praticado no mercado.

DICA 4 : É sempre bom verificar se a loja é de confiança: confira, principalmente em compras pela internet, se a empresa fornece o CNPJ, o endereço físico e os meios de contato. Pesquise a reputação da empresa antes da compra.

DICA 5 : Em se tratando de problema inerente ao produto decorrente da fabricação do mesmo, não sendo na entrega como na situação anterior, o consumidor deverá acionar primeiro a fabricante, para que seja solicitada o envio à assistência técnica autorizada, que deverá ser gratuita enquanto o produto estiver na garantia.

DICA 6: Acompanhe os preços dos produtos que deseja antes da Black Friday: um auxílio para essa tarefa são os sites de comparação de preços, especialmente aqueles que oferecem um histórico do valor do produto. Guarde a pesquisa.

DICA 7: O preço promocional não anula os direitos do consumidor: Os direitos relativos à troca do produto com defeito, por exemplo, permanecem mesmo que ele esteja em promoção. ATENÇÃO: Aqui se excluem os produtos que o fornecedor comercializa com pequenos defeitos que não comprometem o seu uso, concedendo descontos maiores aos consumidores, sempre que o fornecedor informar sobre todos os defeitos existentes, como vícios de estética, por exemplo. Problemas que surgirem após a compra poderão ser reclamados.

DICA 8: É sempre importante questionar o fornecedor sobre todas as características do produto, para que se tenha certeza de que o mesmo atenderá às finalidades para as quais está sendo adquirido, e lembre-se de consultar as condições de pagamento, muitas vezes o percentual de desconto é bom para compras à vista.

DICA 9: As informações sobre preço, prazo e entrega devem estar em destaque: o consumidor tem de ter acesso a estas informações sem que seja necessário chamar um vendedor ou atendente da loja para obtê-las antes do pagamento.

DICA 10: O consumidor deve reclamar em caso de mudança na oferta ou qualquer dificuldade no ato da compra: Se o site estiver instável ou se o preço variar durante a compra, salve as informações e faça uma reclamação à empresa. A oferta deve ser cumprida de acordo com a divulgação. Salve ou imprima tudo que for relacionado à compra.