A reputação é um dos bens mais valiosos de uma pessoa e mantê-la exige-se muito sacrifício.  O coveiro aprovado em 1º lugar em um concurso público realizado pela Prefeitura Municipal de Patos de Minas Valter Fonseca dos Santos foi preso e passou por maus lençóis, mas conseguiu provar sua inocência. Ele acabou inocentado pela justiça. O servidor havia sido preso em 2016 ao ser encontrado com uma mala furtada. No entanto, imagens de câmeras de segurança comprovaram que não foi ele o autor do furto. Ele fez questão de procurar o Patos Hoje para mostrar sua honestidade para toda a população.

O advogado, Leandro Lacerda, explicou que imagens de câmeras de segurança próximas ao local do furto comprovaram que as roupas do criminoso eram bem diferentes das que Valter usava no momento do crime. Diante disso, o Ministério Público não viu elementos para prosseguir com a ação penal e pediu o arquivamento. A justiça acatou o requerimento e arquivou a ação devolvendo o 1 salário mínimo que ele havia pago como fiança na época da prisão.

Valter fez questão de mostrar sua felicidade em ter sua honestidade comprovada. Ele salientou que apenas havia voltado ao local para pegar alguns pertences que deixara nas proximidades do furto e viu a mala. “Muitas pessoas jogam objetos valiosos no local. Fui ver o que podia aproveitar e acabei sendo preso”, disse.  Ele disse que de forma alguma tinha a intenção de furtar e mostrou toda sua alegria ao ter a honestidade comprovada pela justiça.

Ao comparecer à redação do Patos Hoje nessa terça-feira (26), Valter ressaltou sua inocência. “Muitas pessoas duvidaram de minha idoneidade. A intenção é dar uma satisfação para a sociedade”, disse. Na época o caso tinha ganhado uma grande repercussão. Valter, ainda era morador de rua, quando passara em 1º lugar no concurso para coveiro no Cemitério Municipal de Santa Cruz. O fato foi noticiado pelo Patos Hoje e muitas pessoas viram um exemplo de superação. Atualmente, Valter continua trabalhando no cemitério e mostrou toda sua satisfação. “Não tive oportunidade em lugar nenhum”, disse com um sorriso largo no rosto.