O Delegado Regional Luiz Mauro Sampaio e o Delegado Fernando Andrade de Belo Horizonte comandam a operação.

A Polícia Civil deflagrou nesta terça-feira (27) em Patos de Minas uma megaoperação em combate a crimes envolvendo ferros-velhos da cidade. Foram fiscalizados cerca de 12 estabelecimentos, apenas 2 permaneceram funcionando. Dez policiais de Belo Horizonte e 6 de Patos de Minas em viaturas descaracterizadas participaram do trabalho.

O Delegado Regional Luiz Mauro Sampaio e o Delegado Fernando Andrade de Belo Horizonte comandaram a operação. Diversas irregularidades foram identificadas. Um veículo VW/Voyage, roubado na cidade de Uberaba, foi encontrado, todo desmontado, em um ferro-velho no Bairro Jardim Paulistano. No Bairro Planalto, foram identificados dois caminhões e duas caminhonetes sendo uma Nissan/Frontier com placa da cidade de Terra Boa/PR e uma GM/S10 com placa de Patos de Minas como sendo produtos de roubo. Além de várias cabines de caminhão e dezenas de motores raspados.

Em conversa com nossa equipe de reportagem, o Delegado Fernando Andrade disse que as equipes da Polícia Civil estão viajando por várias cidades mineiras realizando a Operação Desmonte. A princípio, a operação visa fiscalizar somente processos administrativos como ausência de documentos e de credenciamento com o Detran. Entretanto, quando as equipes chegam aos locais, elas se deparam com produtos de crime como veículos e peças roubadas.

“Nós estamos dando efetividade à lei do desmonte, que é uma lei federal de 2014 que diz que todos os ferros-velhos e estabelecimentos que comercializam peças de carros usados devem estar credenciados junto ao órgão de trânsito do estado e durante nossa fiscalização apenas dois estabelecimentos não foram interditados”. De acordo com o Delegado Luiz Mauro Sampaio, o problema se agrava ainda mais quando se trata de crime ambiental. Segundo ele, um dos requisitos para funcionamento dos ferros-velhos é que exista um lugar apropriado para a retirada das peças.

“É necessário que se tenha um local adequado para a retirada das peças, uma vez que o óleo escorre para o solo e isso prejudica o meio ambiente e consequentemente a sociedade”. O delegado ainda explicou quais são os procedimentos que devem ser tomados pelos proprietários do estabelecimento para a reabertura. “A partir da interdição, todos os materiais no interior das lojas ficam apreendidos e eles agora tem um prazo para que todas as documentações sejam devidamente regularizadas e posteriormente solicitar a reabertura do local. No caso dos veículos roubados que foram encontrados, os responsáveis pelos ferros-velhos foram presos e conduzidos para a delegacia onde serão apresentados ao delegado de plantão”.

De todos os estabelecimentos fiscalizados, apenas dois não foram interditados. O Ferro Velho Patense e o Ferro Velho Paulistano apresentaram todas as documentações necessárias e após fiscalização o comércio nos locais foi liberado pelos inspetores e delegados da Polícia Civil.