Os moradores da comunidade estão unidos e não querem as mudanças.

Os pais dos alunos da região de Posses do Chumbo em Patos de Minas decidiram manter os filhos em casa nesta segunda-feira (05) em protesto contra as mudanças realizadas pela Secretaria Municipal de Educação. Eles alegam que enquanto não houver uma definição por parte da Prefeitura, os estudantes não serão levados para a sala de aula.

Diversas reuniões foram promovidas, inclusive com a participação das autoridades do município, desde que as mudanças foram propostas pela Secretaria Municipal de Educação. A principal alteração é a retirada das turmas do 6º ao 9º ano da Escola Municipal Gino André. Os estudantes dessa faixa etária seriam levados para a Escola Municipal de Areado.

Os pais alegam que a mudança vai fazer com que as crianças tenham que andar mais 11 quilômetros na ida e 11 quilômetros na volta para casa. Além disso, a retirada dessas séries da escola Gino André significa o retrocesso de uma conquista dos pais e moradores da comunidade, que tiveram que lutar muito no passado para ampliar o ensino na localidade.

Ana Caroline de Oliveira Caetano é mãe de aluno e está à frente do movimento. Ela afirma ainda que os alunos do ensino médio também serão prejudicados por terem que permanecer mais tempo no caminho da escola. Segundo ela, os moradores da comunidade estão unidos e não vão aceitar as mudanças impostas pela Secretaria de Educação. Além disso, os pais alegam que esta mudança é o primeiro passo das autoridades para fecharem a escola.

Segundo Ana Caroline, a decisão dos pais de não enviarem os filhos para a escola é por tempo indeterminado. Hoje, primeiro dia de aula, apenas alguns alunos foram para a escola. “A nossa paralisação vai continuar até a gente ser ouvida”, concluiu Ana Caroline.